Chuvas só voltam ao normal em fevereiro, diz pesquisador da UEA

Nível dos rios ainda demora para voltar ao normal

Laboratório Climático da Universidade divulgou nota técnica nesta quarta

O Laboratório de Modelagem do Sistema Climático Terrestre da Universidade do Estado do Amazonas (Labclim/UEA) divulgou nesta quarta-feira (13) uma nota técnica apontando que apesar das chuvas que já estão caindo no Estado, o período de chuvas no Amazonas só deve voltar a se normalizar a partir de fevereiro de 2024.

Cientista explica

O doutor em meteorologia e coordenador do Labclim, Francis Wagner Correia, explica: “Nos meses de dezembro e janeiro as chuvas deverão permanecer abaixo da média no leste e norte do Estado, enquanto na região centro-oeste do estado do Amazonas as chuvas deverão ficar dentro da média climatológica”.

Nível dos rios

Sobre o nível dos rios, a previsão indica que as principais sub-bacias do Amazonas terão um atraso na normalização, nos próximos meses, com exceção do Rio Madeira, que apesar das chuvas não deve retomar seus níveis normais e vai ter cotas mais baixas.

Queimadas

Em relação às queimadas, o boletim indica que os déficits de chuva na porção centro-leste do Amazonas e na porção oriental da Amazônia, associados a temperaturas acima da média, podem favorecer a ocorrência de queimadas.

Por fim, a continuação do fenômeno El Niño vai favorecer a ocorrência de temperaturas mais altas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *