fbpx

Cheia força retirada de dois postes em área alagada na Praia da Ponta Negra

Águas do rio Negro já invadiram vários trechos da praia perene

Banhistas são orientados a seguir as marcações feitas pelos Bombeiros

Nesta quarta-feira (18), o rio Negro atingiu a marca de 29,29 metros acima do nível do mar – 45 centímetros a menos que a marca do ano passado, na mesma data – e obrigou a Prefeitura de Manaus a retirar dois postes de energia elétrica que estavam quase sendo atingidos pelas águas. Os postes de iluminação ficavam em uma curva da orla, mais próximos da área de enchente.
Durante a cheia, a faixa de areia do balneário fica reduzida com a subida das águas e a área é adaptada com a redistribuição dos quiosques e equipamentos urbanos no local.

Trecho da praia em que a água já estava quase alcançando os postes, que foram retirados

Segurança

Com a enchente, a área de praia fica reduzida e a Prefeitura de Manaus está orientando os frequentadores a respeitar as marcações feitas pelos salva-vidas do Corpo de Bombeiros, mantendo a segurança. A recomendação é que os banhistas não ultrapassem o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva-vidas.
Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até as 17h – horário permitido ao banho –, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.

Barracas, quiosques e outros equipamentos urbanos estão sendo reorganizados em função da subida das águas

Praia perene

Desde o ano de 2011, a praia não desaparece mais por completo sob as águas do Negro durante a enchente. A técnica perene foi a mesma usada em praias famosas como a de Copacabana (RJ) e nas ilhas artificiais de Dubai, nos Emirados Árabes. A praia perene, que tem 4,8 mil metros quadrados, foi entregue durante a obra de requalificação da primeira etapa da Ponta Negra, no ano de 2012.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *