Cheia começa a recuar, mas ainda há seis municípios em emergência

Relatório da Defesa Civil aponta situação da cheia e vazante no Estado

Em Japurá foram registradas mais de 13 mil pessoas atingidas pela cheia

A Defesa Civil do Amazonas divulgou o relatório diário de acompanhamento da cheia nas calhas dos rios do Amazonas, que aponta que em algumas áreas as águas já estão recuando, mas seis municípios ainda permanecem em situação de emergência: Eirunepé, na calha do rio Juruá; Boca do Acre, no Purus; Borba no Madeira e Jutaí, Fonte Boa e Japurá, na calha do Médio Solimões.

Situação de atenção

Seis municípios estão em situação de atenção: Itamarati, Carauari e Juruá, na calha do rio Juruá; Pauini, Lábrea, Canutama (Purus).

Em alerta

Segundo a Defesa Civil, são 32 municípios em Situação de Alerta: Tapauá e Beruri (Purus); Nova Olinda do Norte (Madeira); Maraã, Uarini, Alvarães, Tefé e Coari (Itapéua), no médio Solimões; Codajás, Anori, Anamã, Caapiranga, Manacapuru, Iranduba, Manaquiri, Careiro Castanho e Careiro da Várzea (Baixo Solimões); Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Silves, Autazes, Urucurituba, Itapiranga (Médio Amazonas); Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Nhamundá, Urucará, São Sebastião do Uatumã, Parintins e Maués (Baixo Amazonas) e Novo Airão e Manaus, na calha do rio Negro.

Início da vazante

O relatório aponta ainda que em três calhas, Juruá, Purus e Madeira, já foi registrado início do processo de vazante, mas no rio Solimões, o processo é inverso. “O rio Solimões apresenta-se em processo de enchente, com gradual elevação em sua cota. A estação que monitora a região está localizada no município de Tabatinga-AM e registrou na sexta-feira o nível de 10,61 m (desceu 0,01 m)”, diz o relatório.

Pessoas afetadas


Por fim, o relatório aponta que, em Boca do Acre: 8.732 pessoas afetadas, 2.719 famílias atingidas; em Jutaí, 121 pessoas afetadas e 30 famílias atingidas; em Japurá, 13.598 pessoas afetadas e 3.400 famílias atingidas; em Borba, 12.599 pessoas afetadas e 3.150 famílias atingidas e em Eirunepé, 13.055 pessoas afetadas e 3.264 familiares atingidas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *