CBA vai apresentar soluções em bioeconomia na Feira do Polo Industrial de Manaus

Instituto tem pesquisas com fibras vegetais, medicamentos, etc

Evento acontece em Brasília, a partir de terça-feira (7)

O Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) vai apresentar pela primeira vez, na segunda edição da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (FESPIM), em Brasília, alguns dos principais projetos desenvolvidos pelos pesquisadores da instituição, com uso de produtos da Amazônia. O instituto tem pesquisas nas áreas de Microbiologia, Biotecnologia Vegetal, Química de Produtos Naturais, Alimentos e Biomateriais.

A FESPIM é uma iniciativa da Superintendência da Zona Franca de Manaus e do Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (Piatam), com o objetivo de mostrar a importância do modelo Zona Franca de Manaus, não apenas para a Amazônia, mas para todo o mundo, e acontece nos dias 7, 8 e 9 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

Fibras e medicamentos

O CBA aponta a feira da ZFM como uma oportunidade para que muitas pessoas conheçam de perto as potencialidades que a amazônia possui. “O CBA vive um novo momento. Agora com personalidade jurídica própria, teremos todas as condições de tirar da bancada, pesquisas que vão proporcionar soluções para diversos mercados, tudo a partir de insumos amazônicos”, apontou o diretor-geral do CBA, Elias Araújo.

As fibras do curauá (abacaxi de decoração) servem para confecção de cordas, tecido, artesanato e até papel (Foto: Reprodução internet)

Entre as pesquisas que serão apresentadas está, por exemplo, a elaboração de bioprodutos derivados da fibra do curauá (Ananas erectifolius). “As fibras do curauá são resistentes e duráveis, sendo extraídas das folhas da planta e utilizadas para a produção de diversos produtos, como cordas, tecidos, artesanato, papel e até mesmo componentes automotivos e acústico em construções sustentáveis”, explica a pesquisadora Simone da Silva.

Outras pesquisas

Outras pesquisas que também serão apresentadas são as de óleos vegetais, uso das nanofibras celulósicas do tucumã no desenvolvimento de novos bioprodutos, como um sistema de liberação controlada de xilitol por hidrogel e filmes antioxidantes para conservar alimentos por tempo prolongado, produção de membrana fitoterápica com propriedade anti-inflamatória e cicatrizante, a partir da biodiversidade amazônica, entre outros projetos.

Palestrante

Além da apresentação de estandes, a FESPIM terá ainda a realização de palestras e painéis. O diretor-geral do CBA, Elias Araújo, será um dos participantes do painel ‘Amazônia e Bioeconomia’ que será apresentado na quarta-feira (8), às 15h40min.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *