Casa Civil analisa 417 obras pedidas pelos governadores

Amazonas tem rodovias federais no planejamento

Propostas vão compor um plano nacional de investimentos em infraestrutura

Valéria Costa
Correspondente

Brasília (ÚNICO) – A Casa Civil do Governo Lula 3 está debruçada sobre os pedidos de 417 obras de infraestrutura, apresentados pelos 27 governadores do país e tem até o final de abril para apresentar um relatório sobre a viabilidade dessas propostas. Somente após o relatório é que o presidente Lula vai fazer o anúncio oficial de um plano nacional de investimentos em infraestrutura, apontando quais pedidos foram aprovados e o montante a ser investido.

Rodovias do Amazonas

Em suas várias idas a Brasília nos últimos dois meses, o governador Wilson Lima já havia apresentado ao Governo Federal a necessidade de investimentos imediatos na BR-319 que tem duas pontes caídas, e na BR-174, que está se desmanchando.Inicialmente, essas obras foram inseridas no Plano de 100 dias, mas ainda não há uma previsão sobre o início.
O ÚNICO buscou confirmar com a Casa Civil se seriam essas as obras no Plano de Infraestrutura, mas a Casa Civil informou que só vai divulgar no relatório final.

Os pedidos

O investimento na infraestrutura do país foi um compromisso que o presidente Lula firmou em reunião com os governadores no dia 27 de janeiro, quando foi dado um prazo para que todos apresentassem suas obras prioritárias ao governo federal.
De acordo com a presidência da República, desse volume de pedidos, 136 são em rodovias federais, com obras de pavimentação e duplicação, por exemplo; outras 60 na área de segurança hídrica, com barragens; 32 são de mobilidade urbana; 21 de modernização de aeroportos regionais; 21 de saneamento e 16 de ferrovias.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *