Cartórios vão avisar pessoas e empresas quando for lançada uma dívida

Novo serviço “Avise-Me!” visa proteger cidadãos de golpes e fraudes

Para receber o aviso, é preciso se cadastrar na plataforma de protestos

Brasília (ÚNICO) – Os cartórios de protesto do Brasil vão avisar pessoas físicas e empresas que elas estão com seus nomes inscritos em cartório por conta de dívidas. O novo serviço, chamado de “Avise-Me”, foi lançado esta semana e para ter acesso a ele é preciso se cadastrar no link https://www.pesquisaprotesto.com.br/. As notificações são automáticas e gratuitas e poderão ser enviadas por SMS ou por e-mail..


A iniciativa abrange todas as formas de apresentação de dívidas, sejam físicas ou digitais, em 25 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Prevenção de golpes

De acordo com o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil, a intenção é prevenir golpes e fazer com que as empresas e pessoas físicas saibam que está sendo lançada uma dívida e possam quitar essa pendência antes que passem a ter restrições no crédito. A iniciativa visa proteger as pessoas em um cenário de constantes vazamentos de dados na internet, golpes e fraudes.

Termo de adesão

Para ter acesso ao serviço, é preciso assinar um termo de adesão, por meio da assinatura digital Gov.br, a mesma utilizada para saque de benefícios sociais e trabalhistas e que já está disponível no portal de serviços. Também é possível fazer a adesão por meio de certificado digital e-CPF ou e-CNPJ, padrão ICP Brasil, formato A3 ou A1.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *