Carnaval é tempo de cuidar dos olhos

O Carnaval começou e é hora de colocar o bloco na rua. Fantasia pronta, maquiagem no rosto e muita disposição para a folia. Porém, especialistas alertam para alguns cuidados com os olhos para a festa não terminar mais cedo que o esperado. Compartilhar maquiagens é um risco que deve ser evitado por todos.

“Nas festas de Carnaval geralmente há aglomeração de público, ou seja, ambiente propício para propagação de infecções como conjuntivites virais ou bacterianas”, alerta o médico oftalmologista da Clínica Vision, Mauro Brandão, reforçando a necessidade de se evitar o compartilhamento de objetos pessoais, principalmente a maquiagem.

Importante lembrar de que toda maquiagem precisa ser de uso individual, pois, ao compartilhar produtos e objetos que entram em contato com os olhos, como pincéis e máscaras de cílios, todo o grupo poderá se contaminar se alguém estiver com alguma infecção ocular, seja por vírus ou bactéria.

Outro cuidado é com relação ao prazo de validade e a procedência dos produtos de maquiagem. As falsificações estão cada vez mais sofisticadas e pagar mais barato pode trazer problemas oculares quase que de imediato. “Caso haja qualquer um dos sintomas de conjuntivite viral, ou bacteriana, que são as pálpebras inchadas, vermelhidão, irritação, ardor, coceira, sensação de areia nos olhos e secreção, é necessária uma visita ao oftalmologista urgente”, orienta Mauro Brandão.

ÓCULOS

No Carnaval de rua, muitas festas acontecem durante o dia, em horários com alta incidência de raios ultravioleta. Por isso, além do protetor no rosto e no corpo, é fundamental utilizar óculos escuros e chapéus para proteger os olhos dos raios solares UVA e UVB, capazes de causar queimaduras mesmo nos dias nublados.

Os óculos de sol também protegem os olhos de confetes, serpentinas, espumas e sprays, que possuem substâncias químicas com potencial para causar vermelhidão, irritação e até dor intensa. Em contato com esses produtos, lave os olhos imediatamente e não esfregue a região. Se isso não aliviar os sintomas, procure um atendimento médico o mais rápido possível.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *