PRIMEIRA MÃO

Caos nas maternidades põe em risco bebês prematuros

Caos na Saúde de Manaus

As unidades de saúde do Estado tiveram um sábado de horror, com superlotação nas maternidades e nos prontos-socorros e falta generalizada de técnicos de enfermagem e enfermeiros. Vídeos que circularam nas redes sociais mostram bebês prematuros nos corredores, mães acomodadas em cadeiras plásticas por falta de leitos na maternidade Balbina Mestrinho, que tem profissionais trabalhando no limite com o quadro de pessoal reduzido por conta de falta dos terceirizados que estão há meses com salários atrasados que não tem dinheiro nem para o transporte. 

✅ Recurso na Justiça

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-Am), Sandro André, ingressou com ação junto a Justiça Federal para que o Governo do Estado restabeleça o quadro mínimo de técnicos de enfermagem nas maternidades.

✅ Acordo extrajudicial

A Susam até o início da tarde de sábado negava a situação de caos, mas no final da tarde teve que reconhecer e foi obrigada a fazer acordo extrajudicial para pagar os terceirizados da Copeam que estão há quatro meses com salários atrasados.

✅ Café com o governador

Enquanto isso, governador Wilson Lima reuniu nesse final de semana, parte da mídia digital num “descontraído” café da manhã, na Secretaria de Comunicação, segundo relato de sites governamentais.

✅  “Máquinas inchadas”

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que forma o Atlas do Estado Brasileiro, divulgou que em 30 anos o número de servidores públicos no Amazonas saltou de 74 mil em 1986 para 238,8 mil em 2017. A análise mostra que de 1986 a 2017 entraram no serviço público 164,8 mil novos servidores nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, num aumento de 222% no Amazonas.

✅ Dinheiro em caixa

A Prefeitura pagou na sexta-feira (13) a segunda parcela do 13º. Salário dos servidores municipais. O salário de dezembro será pago antes do Natal. O prefeito Artur destaca que a situação das finanças da Prefeitura é uma das melhores do País. “A Prefeitura tem dinheiro em caixa que poderia,ser fosse permitido, pagar o 13º. De 2020 em fevereiro”, disse.

✅ Maciel comanda o PL

O presidente estadual do Partido Liberal (PL), Alfredo Nascimento, empossou o novo diretório do partido em Itacoatiara, que passa a ser presidido pelo deputado estadual Cabo Maciel. A solenidade teve a participação do deputado federal Marcelo Ramos, e dos estaduais Abdala Fraxe (Podemos) e Fausto Jr (PV). Cabo Maciel é pré-candidato a Prefeito de Itacoatiara.

✅ Livros mais vendidos de 01 a 14 de dezembro da Veja

1)    Escravidão (Laurentino Gomes)

2)    Uma breve história da humanidade Sapiens (Yuval Noah Harari)

3)    21 lições para o século 21 (Yuval Noah Harari)

4)    Minha História (Michele Obama)

5)    Homo Deus (Yuval Noah Harari)

✅ FCecon usa hipnose contra a dor

A Fundação Cecon está oferecendo a hipnoterapia (tratamento pela hipnose), como recurso terapêutico no combate à dor do paciente com câncer. O serviço é oferecido de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia.

✅ Caminhos do Coração

O Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, Centro) recebe neste domingo (15) a partir das 18h, o  espetáculo “Caminhos do Coração”, que será apresentado por crianças integrantes do projeto “Caminhos do Frei”, realizado pelo Instituto Amazônia. A entrada é gratuita e a classificação livre.

✅ Chalub presidente

Durante a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Judiciário, no Tribunal de Justiça do Amazonas, o comentário nos bastidores era de que o desembargador Domingos Chalub, deve ser o próximo presidente do tribunal, com Carla Reis, de vice, e Nélia Caminha, na corregedoria. Há insatisfações crescentes de magistrados com o atual presidente Yedo Simões.

⚠ LINHA DIRETA

🚨 Programação “Presente de Natal”, hoje (15) no Largo de São Sebastião, às 17hs, terá o espetáculo “A alegria de brincar” e atividades lúdicas com a Cia Metamorfose; Coral Adventus, Cia Trilhares e cantor Nícolas Junior; além de Feira Natalina e Visita à Casa do Papai Noel.

🚨 O Parque Municipal do Mindu é opção no domingo para os amantes da natureza e da prática de caminhada pelas 12 trilhas internas. Das 7 às 11 é possível tomar café da manhã em um restaurante no local. O parque fica aberto até 17 horas.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *