fbpx

Candidaturas femininas no Amazonas superam em 1% o total nacional

Em todo o país, as mulheres representam 33% das candidaturas, contra 67% dos homens

Conheça quem são as mulheres nas disputas majoritárias neste ano

Ricardo Xavier
Para o Portal ÚNICO

A um dia do encerramento do prazo para o registro dos candidatos para as eleições deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já registra que 67% das candidaturas de todo o país são compostas pelo gênero masculino e 33%, pelo feminino. No Amazonas, a diferença é de apenas um ponto percentual, em relação à nacional, com 66% de homens e 34% de mulheres candidatos. Esses números ainda não são definitivos, porque o TSE e os Tribunais Regionais Eleitorais vão receber novos pedidos de registro até esta segunda-feira (15).


Entre as convenções partidárias e o registro na Justiça Eleitoral, há um caminho que não foi percorrido por todas. Existem, por exemplo, duas candidatas a governadora no Estado, a de Carol Braz e de Nair Blair. Mas o TSE só tem o registro de uma. Por enquanto, a corte eleitoral só revela os números, não os nomes registrados.


Com duas candidatas a governadora – Carol Braz (PDT) e Nair Blair (Agir) – quatro a vice – Rita Nobre (Agir), Cristiane Balieiro (PSB), Vera Lucia Castelo Branco (PP) e Anne Moura (PT) – uma candidata a suplente de senador, Maria do Carmo Seffair (PSDB), o Amazonas também supera as eleições de 2018, quando se candidataram 3 vices e uma chapa 100% feminina.


O ÚNICO reuniu as informações iniciais das sete candidatas e, embora não seja uma candidatura majoritária, acrescentou a e Tereza Cristiny Lima Cavalcante (PCO), que vai sair sozinha e única candidata do Partido da Causa Operária (PCO), à Câmara dos Deputados. Conheça um pouco mais sobre as mulheres que estão na linha de frente das eleições deste ano.

Nair Blair (Agir)

Nair Blair é empresária, tem 51 anos e é nascida em Manaus. No ano de 2018, foi candidata a deputada distrital, em Brasília (DF), e obteve apenas 150 votos. Nair foi investigada por suspeita de crime eleitoral em campanhas passadas, mas foi inocentada em 2018. Neste ano, Nair concorre ao Governo do Amazonas com sua colega de chapa, a cirurgiã-dentista Rita Nobre, também do Agir.

Nair Blair (Agir)

Rita Nobre (Agir)

Rita de Cássia Bezerra Nobre é manauense, cirurgiã-dentista e candidata a vice na chapa puro-sangue Nair Blair. Em 1997 fundou o Instituto Nobre Ação Social (INAS), com o objetivo de atender as demandas da população em estado de vulnerabilidade econômica e social. Atua na área da saúde, tendo por formação base o curso de odontologia pela Faculdade de Odontologia de Manaus (FOM). Possui Pós-Graduação em Gerontologia e está concluindo seu doutorado em Psicologia da Saúde, pela Universidade Libre des Sciences de L’Homme de Paris.

Rita Nobre (Agir)

Carol Braz (PDT)

Caroline da Silva Braz é formada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especializada em Direito Processual Civil, aprovada em seis concursos públicos, defensora pública licenciada, ex-secretária de estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, já foi escrivã de Polícia, juíza e ganhadora do Prêmio Innovare com o projeto Órfãos do Feminicídio na categoria Defensoria Pública em 2021. Antes de se filiar ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), foi presidente municipal do Partido Social Cristão (PSC). O vice será o engenheiro civil Claudio Machado, do mesmo partido.

Carol Braz (PDT)

Cristiane Balieiro (PSB)

Cristiane Jean Balieiro é natural do município de Benjamin Constant, criada na cidade de Tabatinga. Professora e ativista social, compõe a chapa de Ricardo Nicolau (Solidariedade) para o governo do Amazonas. Cristiane foi candidata a vice-prefeita na chapa de Serafim Corrêa (PSB). Em 2016, foi candidata a deputada federal e, em 2020, a vereadora pela cidade de Manaus.

Cristiane Balieiro (PSB)

Anne Moura (PT)

Anne Karolyne Moura de Souza, tem 35 anos, nascida em Manaus, atualmente ocupa o cargo de secretária nacional de mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT) e foi indicada para ocupar a vaga de vice na chapa de Eduardo Braga (MDB), pelo ex-presidente Lula (PT). Antes de ser escolhida, Anne estava como pré-candidata a deputada estadual pela sigla. Em 2016 foi candidata a vereadora pela cidade de Manaus.

Anne Moura (PT)

Maria do Carmo Seffair

Maria do Carmo Seffair Lins de Albuquerque, tem 62 anos, é natural de Manaus e atualmente é reitora da Faculdade Metropolitana de Manaus Fametro. É formada em Direito pelo Centro Universitário Nilton Lins, Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Amazonas e possui mestrado em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo. A reitora aceitou o convite do ex-prefeito de Manaus Arthur Neto (PSDB), confirmou sua filiação à sigla e disputará o cargo de primeira suplente do ex-senador. O cargo de senador também é majoritário..

Maria do Carmo Seffair

Vera Lúcia Castelo Branco

Vera Lúcia Castelo Branco Maués é nascida em Araguari, Minas Gerais. É formada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas e possui especialização em Criminologia pelo Instituto de Criminologia de Minas Gerais. Após concurso público, exerce a função de Delegada de Polícia desde 1984, foi titular da Delegacia de Combate a Roubos e Furtos e em 1998 foi nomeada como Corregedora Geral da Polícia Civil (PC-AM). Vera compõe a chapa do candidato a governo do Amazonas, Henrique Oliveira (Podemos).

Vera Lúcia Castelo Branco

Tereza Cristiny Cavalcante

Sendo a única candidatura feminina pelo Partido da Causa Operária (PCO), Tereza Cristiny Lima Cavalcante foi oficializada em convenção estadual do partido no dia 5 de agosto. Até o momento, o pedido de candidatura de Tereza não está disponível na plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A sigla está entre os que possuem pouca representatividade no Estado.

Tereza Cristiny Cavalcante

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.