Campanha de vacinação visa imunizar 121 mil crianças contra a pólio

Prefeitura abre 150 salas de vacinação em Manaus

A vacina é para crianças de 1 a 4 anos

Voltada para crianças de 1 a 4 anos, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) foi iniciada, pela Prefeitura de Manaus, nesta segunda-feira (27), em todas as salas de vacina da rede assistencial da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A ação, coordenada pelo Ministério da Saúde (MS) com o objetivo de aumentar o número de crianças vacinadas e evitar a reintrodução do poliovírus no país, segue até o dia 14/6, tendo o 8/6 como o “Dia D” de mobilização.

Meta de 121 mil crianças

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, que acompanhou o início da vacinação na Unidade de Saúde da Família (USF) Benedito Almeida, na zona Sul, disse que, em Manaus, a meta é vacinar com a gotinha 121,6 mil crianças, o que representa 95% da população estimada de 128 mil meninos e meninas de 1 a 4 anos residentes nas áreas urbana e rural da capital. Ela enfatizou que também devem ser vacinados todos os bebês de 2 a 11 meses que estejam em atraso com o esquema vacinal recomendado para o primeiro ano de vida, ou seja, três doses com intervalo de 60 dias.

Esquema de vacinação

De acordo com o calendário básico nacional, o esquema contra a poliomielite prevê três doses de vacina inativada injetável (VIP). Cada dose deve ser aplicada com intervalo de 6 meses, sendo uma aos 2 meses, uma aos 4 e uma aos 6 meses de idade. Além destas, estão previstas duas doses de reforço com a vacina oral: uma aos 15 meses e a outra aos 4 anos.

Documentos

Para receber a vacina, a criança deve ser levada pelos pais ou responsáveis a uma das unidades da rede municipal de saúde, com um documento oficial de identificação, a caderneta de vacinação e o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) ou o CPF. Os endereços e o horário de funcionamento das unidades de saúde com salas de vacina estão disponíveis no link https://bit.ly/SalasVacinaManaus1.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *