Calor bate recorde em Manaus e pode ficar pior

Meteorologia registra massa de ar extremamente quente no Norte

Temperaturas ficarão altas até o final da semana

Fábio Rodrigues
Da redação do ÚNICO

No último domingo (20), Manaus registrou 37,4ºC de temperatura, o recorde de dia mais quente do ano, mas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há uma grande probabilidade de piorar até o final desta semana.


Segundo o instituto, “uma massa de ar extremamente quente cobre o Norte do Brasil” e seus efeitos podem gerar temperaturas máximas perto ou acima de 40ºC. “A massa de ar é tão quente que a temperatura supera 40ºC em áreas da floresta amazônica, onde normalmente a excessiva umidade impede valores tão extremos de temperatura”, aponta o órgão.

Semana de calor

Em entrevista à Agência Brasil, o meteorologista do Inmet Heráclio Alves disse que as altas temperaturas verificadas neste mês superaram as expectativas de um inverno (na região centro-sul do país) já mais aquecido que os anteriores e que esta semana será marcada “por uma onda de calor”.
Na Região Norte, podem ocorrer chuvas com volume maior do que 30 mm/dia no noroeste do Amazonas (Vale do Javari e fronteiras), devido ao calor e alta umidade. Nas demais áreas, como no Pará, Amapá e Tocantins, haverá predomínio de tempo seco e sem chuvas.

Com informações do MetSul.com e Agência Brasil


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *