Caiu no golpe do PIX? Agora tem como reaver o dinheiro

Polícia orienta como recuperar valores depositados para golpistas

Banco Central do Brasil criou mecanismos para devolução do valor

O “golpe do PIX” – aquele em que uma pessoa finge ser um parente ou amigo da vítima e pede uma quantia em dinheiro, emprestada ou doada – tem infestado os aplicativos de conversas e, apesar de muito divulgado, ainda causa vítimas em todo país. Ciente da situação,o Banco Central criou dois mecanismos para promover a devolução do valor depositado por engano na conta do golpista.

Orientações

O delegado Denis Pinho, do Departamento de Inteligência da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), orienta como recuperar o dinheiro perdido, com base nos novos mecanismos do Banco Central. O primeiro passo é registrar um Boletim de Ocorrência (BO) em qualquer delegacia de polícia ou na Delegacia Virtual (Devir), no site: delegaciavirtual.sinesp.gov.br. Depois, entrar em contato com sua agência bancária solicitando a devolução do valor.

Mecanismos

O Banco Central criou duas ferramentas para a devolução do dinheiro: o bloqueio cautelar e o mecanismo especial de devolução. O bloqueio cautelar é o acompanhamento e monitoramento que as instituições bancárias fazem nas contas correntes e quando é identificada qualquer ocorrência ilícita, é feito o bloqueio de 72 horas de forma preventiva, para recuperar o valor.


Já o Mecanismo Especial de Devolução (MED) é um mecanismo exclusivo do Pix, criado para facilitar as devoluções em caso de fraudes, aumentando as possibilidades de a vítima reaver os recursos. A partir do momento em que é feito um chamado na agência bancária, deve-se aguardar um prazo de 90 dias.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *