Cacau Pirera em chamas (ver vídeo)

Fotógrafo registra grande incêndio nas matas do outro lado da ponte

UEA lança monitoramento da qualidade do ar em Manaus

Alessandra Luppo
Da redação do ÚNICO

Imagens registradas pelo fotógrafo e cinegrafista Chico Batata na região do Cacau Pirêra não deixam dúvidas sobre a origem da fumaceira que encobre Manaus há semanas. O fotógrafo registrou um grande incêndio na mata, em área muito extensa e sem nenhum controle nem fiscalização.


As queimadas no entorno de Manaus estão mobilizando diversos comunicadores, como o radialista Valdir Corrêa, da Band News Difusora, que do vigésimo andar do Palácio do Comércio, no centro da cidade, mostrou grandes focos de fumaça ao redor da cidade.

Qualidade do ar

O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), André Zogahib, lança nesta terça-feira(26) o aplicativo ‘Selva”, o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental desenvolvido por pesquisadores da Escola Superior de Tecnologia capaz de monitorar por um baixo custo a qualidade do ar em Manaus e a ocorrência de queimadas. O Sistema é construído com sensores de qualidade do ar, montados pelos próprios pesquisadores da UEA, conectados a satélites ambientais e de estimativas de modelos numéricos de qualidade do ar. Os coordenadores do projeto são os professores Igor Oliveira Ribeiro e Rodrigo Augusto Souza.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *