WhatsApp Image 2023-09-26 at 12.31.29
Brasileiros são impedidos de entrarem cruzeiro em Nova Iorque

Por: Umaia Rosenwald

Cursou Ciências Sociais e Medicina Chinesa, é empresária, terapeuta, ufóloga, apresentadora e documentarista. Possui o canal @UmaiaIsmail sobre Ufologia no Youtube e é autora dos livros Contatos Extraterrestres na Amazônia e Conversando com Gandhi

Brasileiros são impedidos de entrarem cruzeiro em Nova Iorque

Freedom_of_the_Seas_(12174093863)

Na tarde de domingo (24/09/2023), vinte e cinco brasileiros que haviam viajado do Brasil para os Estados Unidos com a intenção de realizar um cruzeiro que sairia de Nova Iorque para o Canadá, retornando a Nova Iorque com a duração de uma semana, foram impedidos de embarcar devido a uma informação equivocada fornecida pelos funcionários brasileiros da empresa MSC, uma das maiores empresas de navegação turística no mundo.

Segundo os passageiros, a informação fornecida pela MSC Brasil foi a de que não haveria necessidade da obtenção de visto canadense, uma vez que todos já possuíam visto para os Estados Unidos. Entretanto, essa informação, fornecida separadamente a todos eles, estava incorreta.

Dafne Ismail conversou conosco por WhatsApp na segunda-feira (25) e disse que estava extremamente frustrada, pois havia planejado esta viagem junto com sua irmã, a cantora de musical amazonense Ananda Ismail, que, desde março canta neste cruzeiro.

Tristeza e frustração

Ananda, que é contratada da empresa italiana responsável pelos shows musicais da empresa MSC em todo o mundo, já conheceu mais de 30 países e esta seria a primeira vez que teria a companhia de uma pessoa da família num cruzeiro em que trabalha. Ela nos falou que estava tendo muita dificuldade em administrar a tristeza e a frustração. “Foi muito triste ver minha irmã, saber que ela veio do Brasil para desfrutar desse cruzeiro comigo, assistir aos meus espetáculos antes do final do meu contrato em outubro, mas não pôde embarcar. Muito triste!”


Alguns dos brasileiros que foram impedidos de embarcar para o cruzeiro eram idosos, e o clima ficou muito tenso com a decisão final da MSC de não permitir o embarque dos brasileiros, em obediência às leis canadenses de visto. Entretanto, ao que tudo indica, estas leis não eram do conhecimento dos funcionários da MSC Brasil.

Processo à vista

Ainda segundo Dafne Ismail, os brasileiros trocaram seus contatos e já planejam entrar com processo contra a MSC assim que retornarem ao Brasil. Quanto a semana que ficariam embarcados, agora teria que ser desfrutada de outra maneira.

Conforme o site Mundo dos Vistos, o brasileiro que viaja ao Canadá por avião pode tirar uma simples autorização eletrônica de viagem, entretanto, o eTA não é aceito em caso de entrada no Canadá por carro ou por navio. Porém, os turistas internacionais confiaram totalmente nas informações fornecidas pela MSC Brasil. Nenhum deles ousou pensar que os bem treinados funcionários de uma das maiores companhias de cruzeiros marítimos do mundo pudessem cometer um erro tão grosseiro. Seria recomendável que se fizesse uma apuração interna para evitar novos danos a clientes ao invés de tentar culpar os 25 passageiros.

Dica aos turistas internacionais

Ao viajar para o exterior, o turista deve buscar informações atualizadas sobre a necessidade de visto para os países que deseja visitar, mesmo que os agentes que vendem as passagens digam que os vistos não são necessários.


Qual sua Opinião?

Confira Também