fbpx
R4vxaaAy_400x400

Coluna:

Por: Ademir Ramos

É professor, antropólogo, coordenador do projeto jaraqui, do NCPAM/UFAM vinculado ao Dpto. de Ciências Sociais.

Brasil na marca do pênalti

Pênalti

Quem sabe faz, em não fazendo o destino é o lixo da história

A teoria dos jogos oportuniza um conjunto de ferramentas para se analisar e compreender o conflito, a cooperação e a competitividade quanto às ações do governo Bolsonaro, em transição para o governo Lula, como se o presidente recém eleito estivesse na marca do pênalti cara-a-cara com goleiro pronto para marcar o tento da vitória e correr para o abraço da galera.

No Brasil, o realismo político não nos permite imaginar vitória a curto prazo enquanto não se definir uma plataforma de sustentação mínima para enfrentar a precarização das políticas públicas, a perda de competitividade da indústria nacional, a destruição dos recursos naturais, a violação dos direitos fundamentais de nossa gente ferindo a autoestima e dignidade do povo brasileiro.
Para vencer esse jogo contra a belicosa estratégia bolsonarista instituída, o governo Lula tem que se articular com outras frentes para potenciar suas ações centradas em projetos e programas multilaterais que assegurem unidade na ação seguida de instrumento de controle de análise e avaliação enquanto expressão de um planejamento de governo em curso.

O Lula tem que entrar em campo articulado com as forças dos movimentos sociais pronto para vencer, promovendo intenso diálogo com os poderes constitucionais, prefeitos, governadores e lideranças sindicais e empresários pautado por propostas, projetos e programas de desenvolvimento local e nacional.

Lula se o povo lhe garantiu a maioria, a bola é sua, por isso deve com responsabilidade legal e legítima enfrentar a pandemia bolsonarista combatendo a ramificação desta praga em defesa da Democracia e da qualidade de vida dos brasileiros.

Nesta hora, não basta tão-somente a força, é necessário competência e habilidade política sem as amarras ideológica do Partido e das oligarquias oportunistas focado no gol de placa a ser feito com arte e sabedoria para alegria dos brasileiros, o que a seleção do Tite não soube fazer. Pois é, quem sabe faz, em não fazendo o destino é o lixo da história.

Qual sua Opinião?

Confira Também

Omar Aziz defende mais rigor para casos como o das Lojas Americanas

Para o senador, o rombo de R$ 48 bilhões pode apontar para outros casos semelhantes Empresa que fez a auditoria não compareceu para prestar depoimento Brasília – Em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para obter informações sobre a dívida no balanço das Lojas Americanas, o líder da bancada federal do Amazonas no Congresso, Omar Aziz (PSD-AM), defendeu que o Senado precisa ser mais rigoroso para evitar casos semelhantes no futuro. A comissão atualmente apura indícios de fraude em uma auditoria realizada por consultoria independente, que teria ‘maquiado’ um rombo de R$ 48 bilhões nas finanças da rede

Leia Mais

Bolsonaro chega ao Brasil na próxima quinta-feira

PL pede ao Ministério da Justiça reforço no policiamento do aeroporto de Brasília Caravanas bolsonaristas se mobilizam para receber ex-presidente Valéria CostaCorrespondente Brasília (ÚNICO) – Com a confirmação do retorno de Jair Bolsonaro ao Brasil previsto para a próxima quinta-feira (30), o Partido Liberal (PL), legenda do ex-presidente, solicitou ao governo federal e também do Distrito Federal (GDF) reforço no policiamento na área do aeroporto internacional Juscelino Kubitschek. Bolsonaro desembarca no país vindo dos Estados Unidos por volta das 7h30 da manhã. Mobilização de apoiadores Apoiadores e bolsonaristas estão se mobilizando nas redes sociais para receber o ex-presidente com festa

Leia Mais

Festival Amazonas de Ópera ganha capa de revista nacional de música clássica

A publicação “Concerto” conta a trajetória do festival que já é o maior da América Latina A temporada 2023 terá quatro óperas já confirmadas para o mês de maio A cultura do Amazonas ganhou as páginas do mês de abril da revista “Concerto”, publicação nacional especializada em música clássica. O destaque foi para o 25º Festival Amazonas de Ópera (FAO), que será realizado do dia 21 de abril a 28 de maio. A matéria ocupa três páginas da publicação e ainda a capa e narra a trajetória do festival que se tornou o maior do gênero da América Latina.A publicação

Leia Mais