Nova mudança da data acontece devido a muitas emendas e audiências públicas
Senador é o relator da PEC da reforma tributária
Valéria Costa
Correspondente
Brasília (ÚNICO) – Relator da PEC da reforma tributária no Senado, Eduardo Braga (MDB) adiou, pela segunda vez, a data de entrega do parecer final sobre a matéria. A nova data prevista é até o dia 20 de outubro. As datas anteriores eram 27 de setembro e 4 de outubro.
Justificativa
Em nota distribuída à imprensa, o senador justificou a mudança com o fato da ampliação do debate com os setores envolvidos, além do número recorde de emendas que a PEC já recebeu até o momento, mais de 200.
Aliado a isso ainda tem uma questão de saúde. Recentemente, Braga sofreu um pequeno acidente na saída de uma aeronave, que tem afetado a sua mobilidade e ele está usando bengala para apoio ou carrinho motorizado para circular pelo Senado.
Interesses difusos
“O calendário é que até o final de outubro eu apresente o meu relatório. Esse cronograma assumido pelo presidente Rodrigo Pacheco está de pé. Mas não está fácil. Os interesses estão muito difusos, tem muita coisa que vai entrar na fase de negociação efetiva do texto, com as bancadas, os autores das emendas e dos setores que também vão apresentar sugestões”, disse o senador.
Braga afirmou que o propósito é fechar 2023 com o novo código tributário do país aprovado e promulgado pelo Congresso Nacional.