PRIMEIRA MÃO

Bosco Saraiva pisa no acelerador e dá novo tom à Suframa

Bosco Saraiva estuda, com técnicos da prefeitura, novo ordenamento no trânsito do Distrito Industrial (Foto: Suframa)

Pautas tensas abrem a semana em Brasília

Bolsonaristas vão defender a legalidade dos garimpos

Wilson Lima “detona” Elon Musk

Amazonas fica pra trás no ranking da alfabetização

Manaus terá 74 pontos de vacinação nesta semana, contra a Covid–19

Palestra filosófica e festivais folclóricos nesta segunda, em Manaus

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Novo ritmo na Suframa

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, participou de reunião com o cardeal de Manaus, Leonardo Steiner. Pauta: regularização de terrenos do distrito agropecuário, doados há tempos para famílias de produtores rurais no município do Rio Preto da Eva, mas até agora sem documentação legal.

Agenda em Brasília

Bosco esteve em Brasília, onde participou de reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin e confirmou para julho a inauguração do Micro Distrito Industrial de Manaus. Também se reuniu com a área técnica do Instituto Municipal de Trânsito, a fim de definir nova sinalização para o distrito e visitou fábricas do polo industrial de Manaus.

Temperatura alta no Congresso

Dois projetos de lei vão agitar o Congresso Nacional esta semana. O PL do Agrotóxico, chamado de PL do Veneno por ambientalistas, que aumenta a quantidade de produtos a serem usados nas plantações. O PL divide os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e do Meio Ambiente, Marina Silva.

Bolsonaristas pró garimpos

Outro PL que promete confronto entre bolsonaristas e a base do governo no Congresso é o que determina novas regras para a compra, venda e transporte de ouro no país. Os bolsonaristas, que defendem os garimpos, ameaçam torpedear o projeto que mira a extração em áreas proibidas e sem nenhum tipo de controle.

Internet para invasores

Segundo a Folha de São Paulo, na reunião dos governadores da região Norte na semana passada, o governador Wilson Lima desabafou sobre a não-participação do bilionário Elon Musk na Amazônia Legal. “A internet que ele começou a colocar na Amazônia nunca esteve conectada às políticas públicas. Resultado: traficante, grileiro e criminosos têm a antena do Elon Musk, mas a comunidade mais simples, lá do interior, não tem acesso” disse Wilson Lima.

Ranking da educação

Pesquisa do Ministério da Educação, chamada Alfabetiza Brasil, mostra que o Amazonas é o 18º Estado do ranking de alfabetização de crianças no segundo ano do fundamental, entre os 27 estados brasileiros. O primeiro é Santa Catarina, o único que atingiu acima do índice mínimo.

Critérios

O MEC considera alfabetizado o aluno que consegue ler pequenos textos, localizar informações no texto, e escrever textos simples como bilhetes, mesmo com erros ortográficos.

Vacinação hoje

Setenta e quatro pontos de vacinação da Prefeitura de Manaus estarão à disposição da população esta semana, ofertando a vacina contra a Covid-19. As unidades funcionam no horário regular, das 8h às 17h, e no horário ampliado, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira. A vacina bivalente também está disponível.

Palestra e arraiais

O professor, escritor e filósofo Mario Sergio Cortella vai ministrar a palestra ‘Faça o teu Melhor’ nesta segunda-feira (19), com ingressos pagos, no Studio 5. Eventos gratuitos relativos às festas juninas acontecem em todos os shoppings da cidade e o Festival Folclórico do Amazonas, na Bola da Suframa, entra em sua segunda semana de apresentações.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *