Borba espera receber mais de 50 mil visitantes

Festa de Santo Antônio termina na quinta-feira

Porto recebeu reforços para ancoragem de barcos

Alessandra Luppo
Da redação do ÚNICO

Os festejos de Santo Antônio, padroeiro do município de Borba (a 151 km de Manaus), na calha do rio Madeira, terminam na próxima quinta-feira (13), data dedicada ao santo, depois de 13 dias de comemorações.

A administração municipal estima que o público deste ano deve superar os 50 mil visitantes em todo o período.

Na quinta, acontece a grande procissão de barcos que levam a imagem do santo da comunidade ribeirinha de Acará até a basílica de Borba, onde há uma imagem de 13 metros do padroeiro, que pode ser vista do meio do rio.

Os fieis fazem o manto de Santo Antônio com fitas de cetim cobertas de dinheiro. É tradição no município, a imagem do padroeiro cercada por centenas de notas de reais passar pelas ruas do município.

Procissão leva imagem do padroeiro Santo Antônio pelas ruas e pelo rio (Foto: prefeitura de Borba)

Reforço na ancoragem

Com o aumento do número de turistas, o Porto de Borba – uma balsa fixa – precisou ser reforçado para receber as centenas de embarcações que visitam o município no período das festas.

O Dnit instalou, emergencialmente, duas poitas (espécie de boias gigantes) no rio Madeira, próximo à margem, para que mais embarcações pudessem ancorar. Além disso, novos cabos de de fundeio foram instalados para sustentar as poitas ligadas à balsa principal.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *