PRIMEIRA MÃO

Bolsonaro elogia Wilson Lima na posse do ministro Ciro Nogueira

Com mais vacinas, mais postos de vacinação estão disponíveis para a população a partir de hoje

Quem são os desembargadores que vão concorrer ao mandato tampão do Tribunal de Justiça do Amazonas

General Mansur às voltas com a reforma na Polícia Civil

UEA já tem dois pré-candidatos à reitoria

Ministério Público revela antecedentes de vereador agressor de Manacapuru

Câmara Municipal e prefeito fingem que não estão vendo nada

Hoje tem Amazonas Filarmônica no Teatro Amazonas

Bolsonaro elogia Wilson Lima

O governador Wilson Lima recebeu ontem (4) um afago do presidente Jair Bolsonaro. Durante a posse do novo ministro-chefe da Casa Civil, Bolsonaro destacou a atuação do governador durante a crise de oxigênio em janeiro deste ano em Manaus. “Vejo aqui também Wilson Lima, o nosso governador do Amazonas. Passamos momentos difíceis por conta da pandemia, algo que a gente não esperava que pudesse acontecer. Um pico do mal da Covid-19 no seu estado, todos nós corremos para socorrê-lo. Você foi também uma pessoa importantíssima para que os meios chegassem de forma mais rápida no seu estado”, disse Jair Bolsonaro. Wilson Lima conta com apoio do presidente para tentar a reeleição.

Agenda em Manaus no dia 18

Na mesma cerimônia de posse do ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, o presidente confirmou que estará em Manaus no próximo dia 18. Bolsonaro não deu detalhes da agenda, que ainda será elaborada, nem confirmou se participará de ‘motociata’. Bolsonaro deve entregar 500 apartamentos do residencial Cidadão Manauara 2 no bairro de Santa Etelvina, zona Norte. Essa viagem a Manaus seria em junho, mas o presidente acabou cancelando por ter sido hospitalizado com complicações intestinais.

Mandato tampão no TJAM

O Tribunal de Justiça do Amazonas aprovou resolução que prevê eleição para um mandato tampão para o comando do Poder, durante cinco meses em 2022. A medida vai ajustar o mandato da cúpula do Judiciário que, a cada dois anos, se encerra no meio do ano e traz complicações na gestão orçamentária. Até o momento nenhum desembargador admitiu ser candidato, mas, nos bastidores, cogita-se os nomes do ex-presidente Flávio Pascarelli, que presidiu o TJAM no período de 2016 a 2018, e do atual presidente Domingos Chalub.
A eleição será em maio, a posse, no dia 4 julho e o mandato se encerra no dia 18 de dezembro de 2022.
Sob pressão

Depois da minirreforma administrativa com a troca de quatro titulares de secretarias, o governador Wilson Lima está às voltas com reajustes dentro da Polícia Civil, onde o MInistério Público descobriu uma quadrilha comandada pelo delegado Samir Freire, que está preso por desvio de ouro apreendido em operação falsa. O novo secretário de Segurança, general Mansur, já assume com uma batata quente dessas nas mãos.

Briga de foice na UEA

Nem bem começou o processo de substituição na Reitoria da UEA, que só vai acontecer em janeiro de 2022, e as especulações já estão no ar, em função também das eleições políticas do ano que vem. Dois nomes, os dos professores André Luiz Zogahib e David Xavier da Silva, estão circulando como os primeiros pré-candidatos, sendo que o primeiro teria apoio do governador Wilson Lima e o segundo, do senador Eduardo Braga (MDB).

Vereador de Manacapuru é reincidente

Ao oferecer denúncia contra o vereador Gerson D’Angelo (PV), o Ministério Público do Amazonas (MPAM) descreveu a conduta do mesmo da seguinte forma: “observe-se que não é a primeira vez que o vereador em tela se envolve em delitos dessa natureza. Em breve consulta a seus antecedentes criminais foi possível encontrar vários processos das mais diversas infrações contra a honra e outros delitos em desfavor de Gerson D’ ngelo. Em consulta ao Sistema Projudi, do Tribunal de Justiça do Amazonas, foi constatado que o vereador já havia sido denunciado anteriormente, por infração aos artigos 129 (agressão física) e 147 (ameaças) do Código Penal.
D´Angelo agrediu física e verbalmente professores de uma escola do município e ainda pediu ao prefeito que demitisse o gestor da escola.

Câmara Municipal olha para o lado

Apesar da denúncia do Ministério Público, a Câmara Municipal de Manacapuru está olhando para o outro lado no episódio. Não instaurou nenhum procedimento, nenhum discurso comentou o assunto e a presidência não abriu nenhuma investigação sobre o comportamento de Gerson D’Angelo que, configura, “quebra do decoro parlamentar, neste fato e em todos os outros em que se viu envolvido”.
No documento, o Ministério pede que o vereador seja afastado de suas funções enquanto tramitar a representação.
E o prefeito-primo de Gerson D’Angelo, Beto D’Angelo (Republicanos), que demitiu o gestor da escola, também está se fingindo de morto

Mais vacinas

O Amazonas recebeu ontem um novo lote com 18.200 vacinas contra a Covid-19 do tipo CoronaVac/Butantan, enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). Os programas de imunização do governo e das prefeituras já alcançaram com a primeira dose mais de 50% da população de 44 municípios. Coari, um dos municípios mais ricos do Estado, é o menor em cobertura vacinal até agora.

Manaus amplia postos de vacinação

Com o recebimento de mais 58,5 mil doses de vacinas Pfizer contra a Covid-19, a Prefeitura de Manaus volta a ampliar, a partir de hoje (5), os locais de atendimento ao público. Quem tem 18 anos ou mais e ainda não foi vacinado ou quem já está no período de tomar a segunda dose, pode procurar os pontos disponíveis no site Imuniza Manaus.

Votação polêmica hoje

Será hoje a votação na Comissão Especial que analisa a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria da deputada federal Bia Kicis (PSL/DF), para reintroduzir o voto impresso no sistema eleitoral brasileiro. A reunião acontece a partir das 14h na Câmara dos Deputados e promete ser de altas temperaturas, uma vez que o relatório do deputado federal Filipe Barros (PSL-PR) aprova a ideia do voto impresso e a maioria dos parlamentares é contra.

Arthur Neto fala sobre a Maria da Penha

O coordenador do CPJUR, Arthur Neto, vai intermediar hoje (5) encontro entre a ministra do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha, e a ex-deputada federal do Amazonas Conceição Sampaio para tratar sobre os 15 anos da Lei Maria da Penha. O encontro terá transmissão ao vivo pelo canal do CPJUR.

Ufam abre inscrição para EAD

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) abriu o período de inscrição do Processo Seletivo de Educação a Distância (PSEaD) 2021, com inscrições gratuitas. Os cursos a distância são destinados a quatro estados da Amazônia (Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia) e a inscrição vai somente até o próximo dia 13. São 40 vagas para cada estado.

Orquestra faz apresentação no Teatro Amazonas

A Amazônia Filarmônica fará apresentação nesta quinta-feira (5) às 20h, no Teatro Amazonas, com o concerto “Haydn, Sinfonia Relógio/Mozart, uma brincadeira musical”, regência do maestro Marcelo de Jesus.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *