fbpx

PRIMEIRA MÃO

Bolsonaristas soltam fogos com saída do amazonense Marcelo Ramos da vice-presidência da Câmara

Marcelo Ramos vai à tribuna "falar ao Brasil" na sessão desta terça-feira, na Câmara dos Deputados

Deputado diz que não irá entrar em disputa jurídica: “ minha opção é lutar pelo emprego dos amazonenses”

Presidente fez pressão ao vivo para tirar Ramos do cargo

Compadre de Bolsonaro comemora saída do parlamentar do Amazonas

Advocacia Geral da União apresenta recurso ao STF alegando que a ZFM “não é paraíso fiscal soberano”

Lista dos produtos que podem ficar de fora dos decretos do IPI pode ser reduzida a 65 itens

Senador ganha na Justiça “pedido de desculpas” de site que publicou fake news

CPI da Energia entra na fase de elaboração do relatório final

Tribunal de Contas analisa 62 prestações de contas na sessão desta terça

Wilson Lima e David Almeida vão comprar 12 ônibus elétricos para Manaus

Contagem regressiva para eleição na Federação Amazonense de Futebol

Suzuki anuncia nova geração de motos para ser montada na ZFM

Empresa de alumínio quer produzir 10 bilhões de tampas até 2024 no Polo Industrial de Manaus

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com as editorias do Único

Bolsonaristas comemoram

Nas redes sociais e nas mensagens de Whatsapp, bolsonaristas estão comemorando desde ontem (23) a saída do deputado amazonense Marcelo Ramos (PSD), da vice-presidência da Câmara Federal. O presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas) de Alagoas, anunciou oficialmente a decisão no meio da tarde. Marcelo foi eleito para a função pelo PL, partido que deixou após a chegada de Bolsonaro e nos últimos dias, travou votações de interesses do presidente, na defesa de ações em favor da Zona Franca de Manaus. Bolsonaro pediu a cabeça de Marcelo em live na quinta-feira (19) e dessa vez Lira atendeu.

Marcelo diz o que é importante no mandato

Em conversa com o ÚNICO, Marcelo Ramos descartou qualquer ação jurídica para retornar ao cargo. Disse que mais importante do que qualquer coisa é manter a luta em defesa da Zona Franca, responsável por 90% dos empregos dos amazonenses. O deputado disse em suas redes sociais, logo após a destituição, que fará um pronunciamento na tribuna, hoje à noite, sobre o tema.

Pressão sobre o PL

Há mais de duas semanas Marcelo denunciou que havia pressão de Bolsonaro sobre o Partido Liberal (PL) para que a sigla pedisse de volta o cargo de vice-presidente da Câmara, que é do partido, como manda o Regimento Interno. Bolsonaro fez essa pressão ao vivo, em sua live de quinta-feira. Ramos foi ao STF e conseguiu uma liminar para ficar no cargo, mas ontem, o ministro Alexandre de Moraes revogou a liminar, deixando o caminho livre para o desfecho. A Câmara já prepara a votação para preencher o cargo, para esta quarta-feira (25).

Comemoração Bolsonarista

O pré-candidato ao Senado, Coronel Menezes (PL) distribuiu mensagens pelo Whatsapp, com o título “Tchau Querido” e uma fotografia de Marcelo Ramos. A mensagem não faz menção se a mudança trará algum benefício para o Amazonas.

União reage no STF

Um dos motivos para a saída de Marcelo Ramos é a Zona Franca de Manaus, que vive a expectativa de que o Supremo Tribunal Federal (STF) defina uma data para levar a julgamento as ações que tramitam contra os decretos que reduziram o IPI. Ao mesmo tempo, a Advocacia Geral da União (AGU) apresentou recurso contra as ações que tramitam no STF alegando que “a Zona Franca de Manaus não é um paraíso fiscal soberano” e pediu a revogação da liminar que suspendeu todos os decretos.

Cadê a lista?

Em seu recurso, a AGU já deu uma dica sobre a tal lista com os nomes dos produtos fabricados na Zona Franca de Manaus: ela pode estar reduzida a 65 itens apenas. A Advocacia Geral sugeriu que, se a liminar não for revogada, que pelo menos 65 produtos fabricados em Manaus podem ficar fora da redução do IPI, como motocicletas, ar-condicionado, smartphones e bicicletas. O argumento é que esses produtos representam 95% do faturamento total da ZFM.

Omar processa site

O senador Omar Aziz (PSD-AM) ganhou na Justiça uma ação contra um portal de notícias de Manaus, por calúnia, injúria e difamação. O portal teve de publicar nota pedindo desculpas e afirmando não ter nenhuma informação “que desabone sua honra”.

Fim da CPI da Energia

Chega ao fim hoje (24) a etapa de audiências, oitivas e reunião de documentos da CPI da Energia, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que investiga a qualidade dos serviços prestados pela concessionária de energia elétrica Amazonas Energia. O presidente da CPI, deputado Sinésio Campos (PT), vai entregar ao relator, deputado Carlinhos Bessa (PV), todos os documentos reunidos, para elaboração do relatório final.

TCE analisa 62 processos

O pleno do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) apreciará 62 processos nesta terça-feira (24), às 10h. Dentre os processos a serem julgados, constam em pauta nove prestações de contas de gestores jurisdicionados. A sessão será transmitida, ao vivo, pelos perfis do TCE-AM no YouTube (TCE Amazonas), Facebook (/tceam), e Instagram (@tceamazonas).

Ônibus elétricos

O governador Wilson Lima (UB) e o prefeito David Almeida (Avante) vão formalizar convênio para aquisição de 12 ônibus elétricos, que serão empregados no transporte público da capital. Esses veículos não emitem poluentes atmosféricos. A inclusão do transporte público “limpo” é uma das ações previstas no Protocolo de Intenções firmado entre o governador Wilson Lima e o prefeito David Almeida em outubro de 2021, durante as comemorações do aniversário de Manaus.

Eleição na FAF

Daqui a três dias está marcada a eleição para a nova diretoria da Federação Amazonense de Futebol (FAF), depois de 30 anos sob controle de uma única pessoa, o empresário Dissica Tomaz. O também empresário Ednailson Rozenha, que é ex-presidente do Fast, conseguiu organizar em torno de si um grupo de clubes profissionais e ligas desportivas municipais que conseguiu na Justiça o direito de convocar uma assembleia geral eletiva da qual o próprio Rozenha deverá sair eleito presidente da entidade. A eleição não significa posse imediata, porque o mandato atual de Dissica e sua diretoria vai até dezembro deste ano.

Suzuki lança novo modelo

A partir do segundo semestre deste ano, a Suzuki começará a montar na Zona Franca de Manaus, seu novo modelo, a Suzuki Hayabusa, tão esperada pelos aficionados por motocicletas. A nova geração da Suzuki será montada em território amazonense no regime CKD (Completely Knocked Down), ou seja “completamente desmontada”, para ser montada na fábrica de Manaus.

Bilhões de tampas

A empresa irlandesa Ardagh Metal Packaging, sediada ali na estrada do Tarumã com o nome de AMP, está planejando dobrar a produção anual de 5 bilhões de tampas para latas (de refrigerantes, cervejas, etc) para 10 bilhões, nos próximos dos anos. Terceira maior fabricante de latas de alumínio do mundo, a AMP tem potencial e motivos para isso: está abrindo duas novas fábricas de latas em Juiz de Fora (MG) e vai precisar do material fabricado na Zona Franca.

SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/

Facebook:
Facebook.com/portalunico.com

Instagram:
https://instagram.com/portalunico?utm_medium=copy_link

Twitter:
https://twitter.com/PortalUnico?t=5LAn7TYhr43mFX0LTFQ2wA&s=09

FALE COM A GENTE

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777

Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *