Ampliação do programa foi assinada pelo prefeito David Almeida nesta quinta
Iniciativa financia também todo o material didático do curso escolhido
O prefeito de Manaus, David Almeida, sancionou, na manhã desta quinta-feira (13), a lei que amplia a abrangência do Programa Bolsa Idiomas (PBI) passando a alcançar estudantes a partir dos 10 anos de idade, quando antes era apenas a partir dos 16 anos. Os novos alunos irão receber bolsa integral (100%) e também de 50% e 75% para o aprendizado de uma língua estrangeira em instituições particulares de Manaus.
“Hoje, temos em torno de 3,5 mil inscritos no Bolsa Idiomas. Com a ampliação da faixa etária, a nossa meta é chegar a 10 mil beneficiados”, disse David Almeida. Atualmente a prefeitura financia cursos de sete idiomas em 15 instituições de ensino. “Vale lembrar que, além da bolsa, todas as crianças irão receber também o material didático de graça”, acrescentou.
Sete línguas estrangeiras
Coordenado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), o PBI conta com a parceria de instituições e cursos de idiomas, na modalidade voluntária oferecendo sete línguas estrangeiras: inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e mandarim.
Critérios
Para participar do programa, o candidato deverá residir em Manaus; possuir renda familiar per capita não excedente a dois salários mínimos e meio (R$ 3.255, em valores atuais); não ser beneficiário de programa similar mantido pelo poder público; estar ciente de que, conforme legislação do Programa Bolsa Idiomas, deverá firmar o compromisso de desenvolver atividades de contrapartida sem ônus para o município.