Capital paraense se consolida como protagonista no governo Lula
Lula e pelo menos 16 ministros estarão nos Diálogos Amazônicos e na Cúpula da Amazônia
Valéria Costa
Correspondente
Brasília (ÚNICO) – Desde a sexta-feira (4), a cidade de Belém, no Pará, se transformou na sede do Governo Federal, temporariamente.
Sediando o Diálogos Amazônicos até este domingo (6), evento que antecede a Cúpula da Amazônia, que acontece nos dias 8 e 9, Belém vai concentrar o noticiário nacional e internacional nos próximos dias com o debate entre autoridades brasileiras e de outros 15 países sobre a Amazônia e suas peculiaridades.
Além do presidente Lula, pelo menos 16 ministros vão “despachar” em Belém nestes dias em eventos e solenidades diversas dos respectivos ministérios em agendas relativas à Cúpula da Amazônia.
Prestígio paraense
O governador do Pará Hélder Barbalho (MDB-PA), estará ao lado do presidente Lula para receber 15 chefes de Estados convidados ao evento, entre os quais os presidentes dos oito países amazônicos; além de representantes da França, Alemanha, Noruega, República Democrática do Congo, República do Congo, Indonésia e de São Vicente e Granadinas, que fica no Caribe.
Confirmou presença o presidente da COP-28, que acontece em dezembro deste ano nos Emirados Árabes, Sultan Ahmed al-Jaber.
A pauta central da Cúpula da Amazônia será o desmatamento ilegal, com discussões sobre o combate ao crime organizado e o financiamento externo para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.
O evento internacional será base para uma Carta de Belém, a ser levada à COP-28, no final deste ano e, ainda, preparatório para a COP-30, que acontece na capital paraense em 2025.
Ministros despacham em Belém
Entre os ministros que estarão participando dos inúmeros eventos em Belém os destaques vão para Marina Silva (Meio Ambiente); Simone Tebet (Planejamento); Sônia Guajajara (Povos Indígenas); Luciana Santos (Ciência e Tecnologia); Margareth Menezes (Cultura); Wellington Dias (Desenvolvimento Social).
Quanto à presença de autoridades do Amazonas, o ÚNICO procurou a bancada federal do Estado e o governador Wilson Lima (União) para saber de estarão na cúpula Internacional.
Entre os que responderam, apenas o deputado federal Sidney Leite (PSD) confirmou sua presença no evento. Os deputados Capitão Alberto Neto (PL) e Silas Câmara (Republicanos) e o senador Omar Aziz (PSD) não deram retorno. Os demais afirmaram que não irão à Cúpula.
Wilson Lima também não deu retorno, mas sua presença é esperada na Cúpula.
Norte Conectado
Paralelo aos dois eventos amazônicos, Lula e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, inauguram nesta segunda-feira (7), no município de Santarém (a de Belém), a Infovia 01 que integra o Programa Norte Conectado e que vai interligar, com fibra ótica, 11 municípios entre Pará e o Amazonas com internet banda larga de alta velocidade.