Alunos vão disputar sete provas contra equipes do Sul e Sudeste
Competição começa nesta segunda-feira, em Niterói (RJ)
Um catamarã (embarcação) da Equipe Leviatã da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) vai ser uma das 21 embarcações que a partir desta segunda-feira (31) até o dia 9 de agosto, disputa em Niterói, no Rio de Janeiro, a maior disputa de barcos movidos a energia solar do mundo: Desafio Solar Brasil 2023.
Logística difícil
A equipe da UEA é a participante mais distante da competição, que é dominada por equipes das regiões Sul e Sudeste do país. A dificuldade na logística, peculiar ao Amazonas devido sua localização geográfica, faz com que o barco Catamarã tivesse que ser enviado completamente desmontado e fosse remontado no local das provas.
A equipe
A Equipe Leviatã é a primeira equipe da Região Norte a participar do Desafio Solar Brasil e também a primeira embarcação universitária movida totalmente à energia solar da história do Amazonas. A Equipe foi criada em 2016 e hoje está sendo representada pelos alunos: Thomas Litaiff (capitão), José Cavalcante (piloto), Thiago Lacerda, Dayanne Natte, Antônio Fernandes, Sheyka Vargas, João Lacerda, Elias Cunha, Leury Navarro, Marcus Barros, Kennedy Dantas.

Patrocinadores
A Leviatã tem o apoio da UEA, por meio do reitor André Zogahib e do pró-reitor de Extensão (Proex), Darlisson Ferreira, da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), além da BA Elétrica, Criteria, I2S, Escola Náutica Manaós, Amazon Aço , Alegra, Crea Jr., Sintonnia Artística, Soft Malhas, Arsenal Service, Tonny Insulfilm e HUB/UEA.
A competição
As equipes do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Amazonas, Espírito Santo, Pará e São Paulo vão se enfrentar em sete provas. A premiação da regata contempla as três equipes que obtiverem as melhores pontuações no somatório de provas. No entanto, o reconhecimento não se limita apenas ao desempenho na água. As equipes que se destacarem na produção de vídeos e pôsteres concorrem a prêmios especiais dedicados ao esforço de divulgação científica, mostrando a importância de disseminar o conhecimento sobre tecnologias sustentáveis.
Programação
Além das competições, o Desafio Solar Brasil Enel 2023 terá uma programação de palestras, workshops, exposição de trabalhos acadêmicos, mostra de vídeos, atrações culturais de artistas locais e minicursos gratuitos abertos ao público, uma experiência de imersão no mundo da sustentabilidade e inovação tecnológica, no Clube Central em Icaraí.