Velocidade das operações pode ser 100 vezes maior
A operadora não precisa de cabos porque usa sinais de satélites
Solange Elias
Da redação do ÚNICO
Com informações do site baguete.com.br
O Banco Bradesco anunciou que três municípios do Amazonas – Tefé, Carauari e Tabatinga – já estão operando em conexão com a rede Starlink, empresa de satélites de baixa órbita da SpaceX – multinacional do bilionário Elon Musk.
Segundo o site “Baguete”, especializado em tecnologia, a instalação nos três municípios foi feita pela Sencinet, integradora paulista de telecomunicações e serviços em nuvem.
Beneficiados
Tefé foi a primeira cidade da região a ser contemplada pelo projeto. Segundo o Bradesco, a cidade tem 60 mil habitantes e 50% deles são clientes da instituição. Carauari, com cerca de 30 mil habitantes, fica na calha do rio Juruá. E Tabatinga,com 68 mil habitantes, está localizada na tríplice fronteira entre o Brasil, Colômbia e Peru.
A solução também deve impactar municípios vizinhos como Juruá, Uarini, Alvarães, Japurá, Maraã e comunidades ribeirinhas.
Próximas cidades
O banco ainda prevê para este mês a instalação da tecnologia nas cidades de São Gabriel da Cachoeira, Benjamin Constant e Manicoré, municípios que reúnem entre 44 mil e 60 mil habitantes.