Bancada federal do Amazonas se desenha na oposição

Dos 11 congressistas, sete marcham com a ideologia bolsonarista

Estado perdeu protagonismo no novo governo federal

Valéria Costa
Correspondente

Brasília (Único) – No dia 2 de fevereiro, os deputados federais e senadores eleitos e reeleitos tomarão posse para mais 4 anos de mandato. Embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha feito uma articulação e atraído diversos partidos para sua base, a oposição de “herdeiros” do bolsonarismo será grande.
Uma das bancadas em que a maioria será da oposição é a do Amazonas, ao contrário do que aconteceu nos dois mandatos anteriores de Lula. Dos oito deputados federais, seis marcham com a ideologia bolsonarista e se elegeram sob o guarda-chuva da candidatura do ex-presidente.

Senado

No Senado, Omar Aziz (PSD) se reelegeu pedindo voto pra Lula; Eduardo Braga (MDB), também vai integrar a base lulista. Já Plínio Valério, do PSDB, fará oposição.

Câmara Federal

Na Câmara, dos quatro deputados que se reelegeram, dois devem, em tese, integrar a base de sustentação do novo governo: Átila Lins e Sidney Leite, ambos do PSD. Outros dois, devem adotar o discurso da oposição: Capitão Alberto Neto (PL) e Silas Câmara (Republicanos).
Já os quatro novatos, todos ou apoiam ou flertam com a oposiçã a Lula: Adail Filho (Republicanos), Amom Mandel (Cidadania), Fausto Jr. e Saullo Vianna, ambos do União Brasil.
Instado pelo ÚNICO para saber que “lado” vai adotar, já que o União Brasil caminha para compor a base de Lula no Congresso – o deputado federal eleito Saullo Vianna afirmou que vai aguardar qual será o posicionamento do governo sobre os interesses do Amazonas, como os incentivos à Zona Franca de Manaus, investimentos em infraestrutura e projetos de desenvolvimento. “Depois disso que irei definir minha posição sobre o governo”, acrescentou.
De olho em protagonismo na casa legislativa, Saullo adiantou à reportagem que vai pleitear vaga nas comissões técnicas de Desenvolvimento, Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; Finanças e Tributação e Reforma Tributária.

‘Independente’

Adail Filho se diz entusiasmado e que vai se manter “livre de qualquer influência de ordem” e adotar a independência. Essa postura, disse, foi decidida e informada em reunião geral do seu partido.
“Esse é meu primeiro ano como deputado federal e estou confiante e entusiasmado para lutar e defender o Amazonas, promovendo a aproximação do cidadão com a política e garantindo melhorias para a vida da nossa gente, tendo um olhar especial para a população interiorana.”
Sobre as comissões técnicas, sem mencionar nenhuma, Adail afirmou que tem conhecimento na área do direito e que será “muito bem aproveitado durante o meu trabalho”.
A reportagem procurou os deputados federais eleitos Amom Mandel e Fausto Jr., mas eles não deram retorno.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *