PRIMEIRA MÃO

Bancada do Amazonas vota pela privatização dos Correios. Interior vai sofrer consequências

Correios
A Câmara dos Deputados aprovou ontem (5) com 286 votos a favor e 173 contra o projeto de lei que autoriza a exploração pela iniciativa privada de todos os serviços

Assembleia de Deus define com quem vai em 2022

PSDB regional ignora candidatura de Plínio Valério ao governo

Prefeita de Figueiredo contrata empresa de envolvido na Maus Caminhos

Marcelo Ramos alerta para golpe via WhatsApp

PMN fica sem comando regional

Mais de mil se inscreveram para vagas de conselheiros de cultura em Manaus

Números da ZFM apontam crescimento de mais de 30% em todos os índices

Jean Cleuter comemora o Dia das Prerrogativas do Advogado

Privatização dos correios

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (5) com 286 votos a favor e 173 contra o projeto de lei que autoriza a exploração pela iniciativa privada de todos os serviços postais e autoriza a privatização da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). A regulação do setor ficará a cargo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Dos oito deputados do Amazonas, quatro (Alberto Neto, Átila Lins, Silas Câmara e Bosco Saraiva) votaram a favor da privatização e dois (José Ricardo e Sidney Leite) votaram contra. Marcelo Ramos, que presidia a sessão, não votou e Delegado Pablo Oliva não estava presente na sessão. O Amazonas será um dos estados mais prejudicados com a privatização dos correios por ter agências deficitárias, que não dão lucro, na maioria dos municípios do interior e que, por isso, não interessam à iniciativa privada.

Candidaturas abençoadas

A Assembleia de Deus definiu seus candidatos para a eleição de 2022. Para presidente apoiará a reeleição de Bolsonaro, para deputado federal terá Silas Câmara. E para deputado estadual, dois nomes: o atual vereador Joelson Silva (Patriota) e Dan Câmara, irmão de Silas e ex-secretário adjunto de Segurança para Grandes Eventos, do então governador José Melo. O candidato ao Senado deve ser Omar Aziz. Falta definir ainda o candidato a governador. Joelson e Dan Câmara receberam a benção virtual do deputado Silas Câmara.

Sem comentários

O presidente regional do PSDB, Arthur Neto, descartou fazer comentários precoces sobre uma possível candidatura do senador Plínio Valério ao governo do Amazonas, conforme foi especulado na mídia eletrônica ontem. Em mensagem curta, enviada ao ÚNICO, sua assessoria indicou apenas que “a Executiva do PSDB irá se manifestar sobre o assunto no momento oportuno”, sem confirmar, nem negar a informação.

Testando

Em períodos de pré-campanha eleitoral, é quase tradição o lançamento de informações aleatórias para testar a reação do eleitorado ou correligionários, a chamada “informação plantada”. No caso de Plínio Valério – há muito em rota de colisão com Arthur Neto – a Executiva Nacional foi envolvida, como se estivesse articulando a formação de uma chapa tendo o senador como candidato a governador e Arthur ao Senado.

Comando do PMN

Pela quarta vez em dois anos, o Partido da Mobilização Nacional (PMN) terá novo comando no Amazonas. Orsine Júnior, que estava na presidência regional do partido, confirmou que saiu da agremiação.

Limpeza em Figueiredo

A prefeita de Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes (MDB) já homologou o resultado do pregão Nº 020/2021, que teve como vencedora a empresa ‘Norte Ambiental Tratamento de Resíduos’. O objeto da licitação é a coleta de resíduos sólidos na cidade, limpeza de vias públicas, jardinagem, etc, pelo valor de R$ 9,4 milhões, em um ano. Falta apenas a assinatura do contrato para que a administradora coloque nos serviços municipais uma empresa, cujo proprietário já foi até preso na Operação Maus Caminhos.
As contratações da prefeita já estão sob a mira do Ministério Público, que está vasculhando uma licitação em que o vencedor foi o sogro dela.

Golpe pelo WhatsApp

O deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) divulgou ontem que há pessoas usando seu nome para aplicar golpe via WhatsApp. Segundo a nota da assessoria, uma pessoa liga de um número de Brasília (61) se identificando como assessor de Ramos, e envia um link via SMS para entrar em um grupo de WhatsApp, onde haveria uma live do parlamentar. Mas o caso é de roubo de informações da vítima. “Alertamos que o deputado Marcelo Ramos não está promovendo live alguma nem enviando links para quem quer que seja”, reforça a nota.

Lixo eletrônico em Manacapuru

Nesta sexta-feira (6) a empresa Descarte Correto vai realizar coleta de equipamentos e resíduos eletroeletrônicos da população de Manacapuru. O posto de coleta será na Praça da Matriz, das 9h às 15h e basta apenas entregar o objeto inutilizado. Vale levar computadores, monitores, cabos, secador de cabelo, chapinha e muito mais.

ZFM de vento em popa

São cada vez melhores os indicadores da economia da Zona Franca de Manaus, indicando não apenas a recuperação econômica do Estado, mas os bons resultados da vacinação da população contra a Covid-19. Nos primeiros cinco meses deste ano, os índices de crescimento, em relação a 2020, superaram os 30% na maioria dos itens: O faturamento em reais cresceu 62%, em dólares foi 44%, e todos os segmentos também tiveram alta na produção, exportação e vendas internas. Destaque para a produção de dos home theaters, que com 50.293 unidades fabricadas entre janeiro e maio de 2021 teve impressionante crescimento de 276,28%. Pelo jeito, ficar em casa também ajuda a indústria.

Conselho de Cultura

O Conselho Municipal de Cultura de Manaus registrou 1.335 inscrições de artistas que irão concorrer a uma das oito vagas do Conselho Municipal de Cultura de Manaus. O presidente do Conselho de Cultura, Tenório Teles, vai informar durante entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (6) como será a eleição.

Voto impresso derrotado na Comissão Especial

Também ontem, a Comissão especial da Câmara dos Deputados impôs derrota ao presidente Bolsonaro ao derrubar a chamada PEC do voto impresso. Foram 23 votos contra 11 a favor. Bosco Saraiva, único deputado do Amazonas que faz parte da Comissão, votou contra o dispositivo. A disputa, no entanto, ainda não acabou. O presidente Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a proposta pode ser levada para o Plenário. O resultado pode reduzir a tensão entre o presidente Bolsonaro e o STF que aumentou muito nos últimos dias e chegou a um nível perigoso.

Prerrogativas do advogado

O advogado Jean Cleuter, disse que a lei que institui no calendário oficial do município o Dia das Prerrogativas da Advocacia, sancionada pelo prefeito David Almeida, representa uma conquista de cidadania. A nova Lei foi sancionada na quinta-feira (5), tornando o dia 5 de agosto, como o Dia das Prerrogativas da Advocacia.

Vacinação em 29 pontos

Nesta sexta-feira (6), a Prefeitura de Manaus está oferecendo vacinação contra a Covid-19, primeira e segunda doses, em 29 pontos da capital. Além dos quatro pontos estratégicos (sambódromo, Sesi, Studio 5 e shopping Phelippe Daou), 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas a partir das 9h.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *