Bancada do Amazonas vai de Lira na Câmara; no Senado, Pacheco é dúvida

Eleição para as presidências dos dois Parlamentos acontece dia 1º de fevereiro

Ambos os eleitos terão mandatos de dois anos nas casas legislativas

Valéria Costa
Correspondente

Brasília (ÚNICO) – Na próxima quarta-feira, 1º de fevereiro, os 513 deputados federais eleitos e reeleitos e os 27 senadores eleitos e reeleitos tomarão posse dos respectivos mandatos e, em seguida, iniciam sessão para eleição da nova mesa diretora de ambas as casas legislativas.
Na Câmara dos Deputados é dada como certa a reeleição do presidente, Arthur Lira (PP-AL). Desde o final de 2022, ele está articulando com todas as bancadas sua recondução ao mandato e, nos bastidores, a informação é que ele fechou um blocão de apoio à sua reeleição. Até o momento, há apenas um adversário: Chico Alencar (Psol-RJ).

Voto em Lira

A bancada do Amazonas, que tem oito deputados federais, sendo quatro novatos, deve marchar com a reeleição de Lira. O ÚNICO procurou todos os parlamentares para repercutir o voto. Átila Lins (PSD), Silas Câmara (Republicanos), Saullo Vianna e Fausto Júnior, ambos do União, confirmaram que vão votar em Lira. “1000%”, resumiu Vianna sobre seu voto favorável.
Por meio de sua assessoria, Fausto Júnior defendeu a reeleição de Lira por ter uma postura neutra e “assim como a maioria da Câmara, não apoiou Lula”. “Ele tem um papel essencial de equilíbrio e liderança dentro do Parlamento, fundamental para o nosso país”, acrescentou Fausto.
Sidney Leite não respondeu, mas a informação é que deve votar sim pela recondução de Lira.
Amom Mandel (Cidadania) e Capitão Alberto Neto (PL) não responderam ao contato da reportagem.
O ÚNICO procurou a assessoria de imprensa do deputado eleito, Adail Filho (Republicanos), para saber sobre voto do futuro parlamentar, mas não obteve resposta.

Pacheco busca consolidar votos

Enquanto Lira encontra-se praticamente reeleito para o mandato na presidência da Câmara, o mesmo não se pode dizer do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), embora ainda apareça como favorito. Ele tem como adversário o senador eleito Rogério Marinho (PL-RN), que conseguiu fechar um bloco de apoio do PL, PP e Republicanos.
O ÚNICO procurou os três senadores do Amazonas, mas somente Omar Aziz (PSD) respondeu. Do mesmo partido de Pacheco, o senador reeleito acredita, sim, que o aliado será reeleito ao mandato, mesmo com a ameaça real de Rogério Marinho.
O senador Eduardo Braga (MDB) não respondeu à reportagem. O ÚNICO apurou com fontes próximas ao parlamentar que ele ainda não oficializou seu voto, mas a tendência é que marche com Pacheco. Plínio Valério (PSDB) não respondeu.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *