Propostas para o Orçamento 2024 devem ser apresentadas até quinta-feira
Prefeito David Almeida fala ao ÚNICO sobre as demandas que apresentou (ver video)
Valéria Costa
Correspondente
Brasília (ÚNICO) – A Marinha, a Prefeitura de Manaus, Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e prefeituras do interior do Estado devem ser contempladas com propostas de emendas de bancada e, individuais, dos parlamentares do Amazonas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024, que tramita no Congresso Nacional.
Como o próximo ano é eleitoral, o governo federal fez um corte no valor destinado tanto às emendas de bancada quanto individuais por conta do fundo eleitoral. As bancadas estaduais terão R$ 316 milhões para apresentar em emendas à LOA 2024.
Pedidos
O coordenador da bancada federal, senador Omar Aziz (PSD) adiantou que entre as propostas que o colegiado acordou será para a Marinha do Brasil, que enviou pedido de investimentos no valor de R$ 37 milhões.
Para o interior, Aziz afirmou que muitas emendas serão voltadas para o custeio da saúde, educação, infraestrutura já que, por ser ano eleitoral, o prazo para liberação de emendas e licitações de obras ficará mais apertado.
Para a capital
Presente à reunião com a bancada, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), apresentou uma série de propostas focadas nas áreas de infraestrutura, saúde e educação.
Ele disse ao ÚNICO que priorizou seus pedidos para recursos voltados a conter as erosões em áreas de risco, limpeza de igarapés e investimentos em UBSs e creches municipais..
Também quem esteve presente à reunião foi o reitor da Ufam, Silvio Puga, que apresentou à bancada pedido de uma rubrica na educação para a manutenção da instituição.