PRIMEIRA MÃO

Avanço imobiliário ameaça meio ambiente no Tarumã

Ato Público neste sábado pela Saúde

Lula sanciona lei que concede pensão a filhos de hansenianos

PDT discute qual a Escola Necessária no Amazonas

Jornalista e ex-secretária de governo diz que está 90% longe de eleições

Pesquisas mostram quem está na frente em Parintins e Manacapuru

Tribunal de Contas identifica 147 acúmulos de cargos em 5 secretarias

Senadora bolsonarista diz que vai denunciar juíza do Amazonas

Hoje tem Luso Neto e Moham na Casa de Praia

As ameaças ao Tarumã

Os projetos imobiliários em Manaus avançam sem pena em áreas localizadas no bairro Tarumã. A expansão está ocorrendo em várias direções do bairro e sem nenhum cuidado com o meio ambiente. Os projetos reproduzem a destruição do passado: derrubam todas as árvores de determinada área, raspam literalmente o local e iniciam as construções.

O verde cada vez mais longe

As construtoras embalam as mensagens de vendas com propagandas enganosas, prometendo moradia com qualidade e harmonia com a natureza, o que passa longe da realidade. Órgãos ambientais do governo e prefeitura nada fazem, enquanto as ações vão avançando numa das poucas áreas ainda preservadas de uma Manaus cada vez mais longe do verde.

Ato pela Saúde

Neste sábado (25) pela manhã, moradores da Colônia Antônio Aleixo farão Ato Público em frente à policlínica em protesto pela falta de condições das unidades de saúde no bairro. Segundo afirmam, o hospital Geraldo Rocha que funciona na área e deveria estar em condições para atender pacientes específicos da antiga colônia Antônio Aleixo que sofreram mal de Hansen, não tem RX e há mais de 60 dias está sem cirurgião ortopédico.

Lula assina pensão para filhos de hansenianos

O presidente Lula sancionou na tarde de sexta-feira (24) a lei que destina pensão para os filhos de portadoras da hanseníase, que foram criados longe dos pais, porque havia uma política no Brasil que determinava o isolamento obrigatório dos doentes e que durou até 1986. O valor será mensal e não inferior ao salário mínimo.

PDT discute educação

O PDT do Amazonas promove neste sábado (25), a partir das 9h, no auditório da Escola Normal Superior (ENS/UEA), na avenida Djalma Batista 2470, um encontro sobre “Caminhos da Educação: A escola necessária para o Amazonas”. Serão debatedores: professor Ademir Ramos, Dr. Israel Tuyuka, professores Otávio Rios e Bibiano.

Fora das eleições

A jornalista e ex-secretária de governo Mirtes Sales (foto), que também foi vereadora em Manaus, disse ao ÚNICO que, no momento, está de volta a pleno vapor às atividades relacionadas à comunicação. Em relação às eleições de 2024, pontuou que tem 90% de chances de não ser candidata. “Mas política é dinâmica”, afirmou.

Pesquisas eleitorais

Pesquisa do Instituto Perspectiva de Opinião e Mercado, revela que no município de Parintins, a vereadora Brena Dianná lidera com 32,4% das intenções de voto, seguida pelo também vereador Mateus Assayag, que tem 22,8%; Michele Valadares (ex-mulher do prefeito Bi Garcia) tem 15,5% e o vereador Massilon Medeiros 7,4%.

Números de Manacapuru

Em Manacapuru, a vice-prefeita Valcileia Maciel abre larga vantagem com 56,3% sobre a intenção de votos para quem aparece em segundo lugar, que é o ex-prefeito ngelus Figueira com 26,2%. Pesquisas completas no www.portalunico.com

Senadora bolsonarista reclama

A senadora Tereza Cristina (PP-MS), que é integrante da bancada ruralista e já foi ministra da Agricultura do governo Bolsonaro, disse em discurso no Senado Federal que a juíza federal do Amazonas, Jaiza Fraxe, e o procurador federal Fernando Merloto Soave, estão agindo com “ativismo judicial” no caso da empresa Potássio do Brasil e da exploração da silvinita em Autazes. ”Eu acho que temos que ir ao CNJ e temos que chamar o CNMP aqui”, disse ela, que considerou “ativismo amalucado” as decisões judiciais que suspenderam a exploração do potássio em terras indígenas.

Acúmulo de cargos

Ainda em fase experimental, o projeto do Tribunal de Contas do Amazonas já flagrou 147 suspeitas de acúmulo de cargos em cinco órgãos públicos do governo e da administração da capital. As pastas avaliadas não foram especificadas, mas o Tribunal apontou que são órgãos específicos da Saúde, Administração e Educação. Os gestores já foram comunicados para esclarecimentos e providências.

Luso Neto na Ponta Negra

O cantor e performático Luso Neto vai comemorar os 22 anos de carreira neste sábado, na Casa de Praia Zezinho Corrêa, no Complexo da Ponta Negra. O espaço recebe também o artista Mohan que vai apresentar ao público seu novo lançamento, a música “Dançarina”. As apresentações começam às 18h, com entrada franca.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *