PRIMEIRA MÃO

Aumenta o número de crimes pela internet no Amazonas

ilustração da coluna (Crédito: Agência/Senado)

Senador Eduardo Braga defende Fundo de Transição para o Amazonas manter saúde financeira

Alunos da UFAM assistirão aula especial da filósofa Marilena Chauí

Ministério Público quer respostas sobre a violência obstétrica no Amazonas

Deputados vão mexer no vespeiro dos juros dos cartões de crédito

Prefeito David Almeida fala hoje sobre o #SouManaus

Câmara Municipal abre debate sobre os flutuantes do rio Tarumã

Piratas roubam 4 milhões de litros de combustíveis nos rios da Amazônia

Artistas de renome apresentam toadas dos bois de Parintins no Teatro Amazonas

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Crimes pela internet no Amazonas

Os dados da Delegacia de Crimes Cibernéticos do Amazonas apontam que há crescimento constante nos golpes virtuais aplicados na população. Em 2021, foram registradas no estado 1.508 ocorrências de estelionato virtual. Em 2022 foram 2.339 casos e, até o final de junho de 2023, estão registradas 1.662 ocorrências. Este ano pode chegar fácil a 3 mil o número de casos.

Alternativa para o Amazonas

O senador Eduardo Braga (MDB) entende que o modelo Zona Franca de Manaus precisa de compensação na Reforma Tributária, por isso propõe: “Um fundo de sustentabilidade e de transição econômica porque o Amazonas perderá, no período da transição da reforma tributária, 15% da sua capacidade econômica. É o estado que mais perde com a mudança da cobrança da origem (como é hoje) para o destino (como será) ”, afirmou Braga. O senador espera concluir o relatório da reforma até o final de setembro.

Aula magna da UFAM

A filósofa, escritora e professora, Marilena Chauí, estará quinta-feira (31), às 19h, em Manaus. Ela dará uma aula magna aberta pela plataforma do Instituto do Conhecimento Liberta, sob o tema: Para que serve a filosofia? – para alunos do Curso de Fundamentos Sociológico I de Serviço Social da Ufam. Participações pelo: https://icl.com.br/grupo-aula.

Violência Obstétrica no Amazonas

O Ministério Público Federal peticionou à Justiça para exigir do Amazonas o combate às práticas de violência obstétrica no sistema público de saúde como agressões verbais, restrição da presença de acompanhante, procedimentos médicos não consentidos, violação de privacidade, violência física, entre outros. Atualmente, os indicadores de mortalidade materna no país são alarmantes, comparados com dados de 25 anos atrás, sendo o Norte e o Nordeste os piores quadros.

Juros do cartão de crédito

A Câmara dos Deputados pode votar nesta semana uma regra para as taxas de juros nos cartões de crédito. Considerados “abusivos” pela maioria dos consumidores, os juros poderão ser limitados, seguindo um modelo da Inglaterra. O debate começa amanhã (29), em Brasília.

David fala sobre #Sou Manasus

O prefeito de Manaus, David Almeida, vai conceder entrevista coletiva, nesta segunda-feira (28), às 15h30, para falar do Festival “#SouManaus Passo a Paço 2023”. A entrevista será no Palácio Rio Branco, na avenida 7 de Setembro.

Debate sobre os flutuantes

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) vai realizar audiência pública para ouvir todos os envolvidos na retirada dos flutuantes do rio Tarumã-Açu, nesta terça (29), a partir das 14h. Empresários defendem a permanência, a Justiça determinou a retirada e os órgãos ambientais avaliam os impactos dessa atividade na preservação do manancial. Estarão todos lá.

Combustíveis roubados

O Instituto Combustível Legal (ICL) e o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) divulgaram dados informando que nos últimos 18 meses, 4 milhões de litros de combustíveis foram roubados de embarcações na região amazônica. Os dois institutos vão tentar mobilizar o Congresso Nacional para debater esse assunto e aumentar a segurança nos rios da Amazônia.

Clássicos dos bois bumbás

Nesta segunda-feira (28), no Teatro Amazonas, os artistas David Assayag, Patrick Araújo e Márcia Siqueira se juntam à Amazonas Filarmônica para apresentar um . “Medley dos Bois de Parintins”, a partir das 19h. A entrada é gratuita.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *