Meta é formar parcerias com instituições que monitoram a área da saúde
Profissionais da linha de frente podem coletar dados e produzir conteúdos
A Associação Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas) criou neste ano seu próprio Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento (NP&D) para incentivar a produção científica. A meta é dar notoriedade a pesquisadores do Norte, por meio de acordos de cooperação técnica com centros de ensino superior e outros parceiros.
A Segeam é, hoje, a principal prestadora de serviços de enfermagem ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.
Eixos temáticos
A gerente do núcleo, Maria Luiza Meleiro explica que o NP&D organizou-se em torno do Comitê de Pesquisa da Associação Segeam, onde três as áreas temáticas são desenvolvidas: gestão organizacional e estratégica; atenção à saúde e inovação tecnológica em saúde.
Conteúdo científico
Com supervisores e profissionais na linha de frente em hospitais de urgência e emergência, além de unidades de referência em ginecologia e obstetrícia, a Associação conta com vasta rede de informações que pode contribuir com a geração de conteúdo científico e auxiliar, no futuro, na construção de novas políticas públicas que beneficiem diretamente a população, considerando seu perfil epidemiológico e outras peculiaridades.
Protocolos
Luiza Meleiros explica que a pesquisa científica tem o potencial de elucidar fatores relacionados aos processos e práticas em saúde, considerada a diversidade de atuação da Associação e os desafios encontrados no processo assistencial.
No âmbito local, a partir dos resultados, será possível contribuir com o aperfeiçoamento dos padrões de documentação, dos protocolos e de outras tecnologias já aplicadas, como as já padronizadas no processo de acolhimento e assistência. A consolidação do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento propõe intensificar ações que visem a integração entre a produção científica, o desenvolvimento pessoal e a prática profissional dos nossos colaboradores, com o intuito de aprimorar globalmente a prestação dos nossos serviços”.