PRIMEIRA MÃO

Assembleia Legislativa do Amazonas será renovada em 50% com as eleições 2022

Plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas: 50% dessas cadeiras podem ganhar novos titulares

Nomes ainda desconhecidos avançam com força no interior para chegar ao parlamento estadual

Alfredo Nascimento mergulha no interior e testa popularidade

Ministério Público pede a impugnação de 10 candidatos; alguns famosos

Adolescente morre por causa de fio que caiu da rede elétrica

A ameaça dos fios sobre a cabeça dos amazonenses

Fumaça de queimadas da Amazônia chega ao sudeste do país

Enfermeiros do Amazonas movem ação no STF contra a suspensão do piso salarial

Vacinação contra a Covid-19 é retomada nesta quinta com 87 postos

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Mudança de 50% na Assembleia

A expectativa de especialistas é que a renovação no número dos atuais deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Amazonas chegue a 50%. Além de Saullo Vianna e Fausto Jr, que concorrem a deputado federal, de Ricardo Nicolau, candidato ao governo e de Belarmino Lins, que abriu mão da disputa para eleger o filho, George, alguns deputados correm sérios riscos de não alcançar a votação necessária para continuar na Casa.

Especialista faz cálculos da renovação

O ÚNICO conversou com o empresário e publicitário Durango Duarte, sobre as expectativas em relação à Assembleia. Segundo ele, a previsão é que a renovação na Casa oscila de 50 a 55%, com alguns parlamentares atuais caminhando até o momento com grande dificuldades para construir uma votação capaz de mantê-los no legislativo estadual.

A força do interior

Durango contou que, em outro cenário, nomes desconhecidos em Manaus, caminham a passos largos em alguns municípios e devem conquistar mandatos. Esse tipo de situação está se verificando nos municípios de Manacapuru, Itacoatiara e Careiro Castanho, além de Parintins.

Pesquisas destacam nome de Alfredo

O candidato a deputado federal Alfredo Nascimento (PL) passa a quinta-feira (8) no município de Alvarães. No feriado de 7 Setembro ele cumpriu agenda em Coari e Tefé. Alfredo é o principal nome do PL no Amazonas e aparece bem situado na intenção de votos de pesquisas para deputado federal.

Pedidos de Impugnação

O Ministério Público Eleitoral apresentou ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) uma lista com pedidos de impugnação de candidaturas de pelo menos dez nomes. Os motivos variam desde condenação judicial até falta de prestação de contas em eleições anteriores. Estão na lista o ex-governador José Melo, a candidata ao governo Nair Blair, o ex-secretário de Educação do Estado, Gedeão Amorim, o ex-vereador Valdemir Santana (que até já renunciou à candidatura), o ex-prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto de Oliveira, ex-presidente da Federação dos Pescadores do Estado do Amazonas e Roraima (Fepesca), Walzenir de Falcão, um dos dirigentes do PCdoB do Amazonas, Delcinei Oliveira e a assistente social Viviane Lima, só pra citar os famosos. Completam o rol Raimundo Guedes dos Santos e Aluizio Barbosa de Souza.

Fio de alta tensão mata adolescente

A adolescente Maria Eduarda de Souza Noé, morreu após sofrer descarga elétrica na terça-feira (6), no ramal do Acará, bairro Lago Azul, Zona Norte de Manaus. Ela estava na garupa de uma motocicleta quando o veículo encostou em um fio de alta tensão desencapado que havia se rompido da rede. Ela faria 17 anos na quarta-feira (7). Familiares disseram que a Amazonas Energia demorou em consertar a linha de transmissão, mas a empresa informou ter mandado uma equipe ao local logo ao tomar conhecimento da situação.

O risco dos fios em Manaus

Em Manaus o risco de fios em várias áreas da capital tem sido motivo de alerta e reclamações. Da rede elétrica aos que atendem operadoras de outros sistemas a poluição visual é o menor perigo. Em uma das áreas mais badaladas da cidade, o Vieiralves, acidentes aconteceram mais de uma vez e a associação dos empresários do local tem se manifestado publicamente cobrando providências. Até agora nada foi feito.

Fumaceiro amazônico

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou nesta quarta-feira uma imensa nuvem de fumaça chegando a São Paulo, Paraná e até na Bolívia, resultantes das queimadas na Amazônia. Imagens de satélite mostram que a “nuvem” atinge uma grande área do Brasil. E realmente as queimadas estão se intensificando neste período do ano. Para se ter uma ideia, o último domingo (4) foi o pior dia de queimadas neste mês, com registro de 3.393 focos de calor.

Enfermeiros reagem

O Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) está movendo no Supremo Tribunal Federal (STF) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, também do Supremo, que suspendeu os efeitos da lei que cria o piso salarial nacional da enfermagem por 60 dias. Os enfermeiros entendem que Barroso analisou a lei apenas pelo lado patronal.

Vacinação hoje

Terminado o feriadão, a vida volta ao normal e a vacinação contra a Covid-19 também. Nesta quinta e sexta-feiras, a Prefeitura de Manaus abre 87 pontos de imunização, em todas as zonas geográficas da capital amazonense para crianças, jovens, adultos e idosos.A lista completa com horário e endereço de cada ponto de saúde pode ser conferida pelo link: no link bit.ly/localvacinacovid19

SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com

Facebook:
Facebook.com/portalunico.com

Instagram:
https://instagram.com/portalunico?utm_medium=copy_link

Twitter:
https://twitter.com/PortalUnico?t=5LAn7TYhr43mFX0LTFQ2wA&s=09

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *