PRIMEIRA MÃO

As conversas de Lula pra garantir um palco no Amazonas

Lula prepara viagens para o Norte e Nordeste do país, com passagem por Manaus em julho

Tribunal de Contas vai receber o relatório da CPI da Energia

Nova procuradora toma posse no Ministério Público de Contas nesta terça-feira

Professor lança livro sobre a melhor maneira de atuar no Legislativo

Brasil cai no ranking da Economia da Felicidade

Morte de Bruno e Dom reacende disputa judicial entre a Funai e Associação de Indígenas

Wilson Lima diz a Augusto Aras que vai reforçar segurança em Atalaia do Norte

Comissão da Câmara Federal que vai investigar as mortes no Vale do Javari se reúne nesta terça

Florestas de Humaitá estão prontas para o mercado de carbono

Juiz orienta sobre a participação de crianças no Festival de Parintins

Polícia desvenda o ataque de criminosos em plena luz do dia, em frente ao fórum

Polícia Federal diz que vai apertar o cerco ao narcotráfico

Universidade aposta em carros elétricos e instala pontos de abastecimento

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Os caminhos de Lula no Amazonas

O ex-presidente Lula vai estar em Manaus em julho, conforme sinalizam movimentos preparatórios em sua agenda. Ele deve fazer a sua primeira viagem ao Norte e retornar às principais capitais do Nordeste ,onde tem possibilidades de consolidar uma boa intenção de votos, mas para que isto se concretize, Lula precisa vencer alguns desafios estaduais e construir bases de apoio que envolvam preferencialmente o MDB e até o PSDB.

Conversas com pré-candidato

No Amazonas, Lula tem linha direta com os senadores Eduardo Braga (MDB), pré-candidato ao governo, e Omar Aziz (PSD), tido como um apoiador à reeleição de Wilson Lima (União Brasil). Nessas relações, o líder petista parece caminhar mesmo para uma composição com Eduardo Braga. Internamente, o PT do Amazonas já recebeu o recado de que esse é o caminho provável escolhido por Lula.

CPI da Energia

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) será o próximo órgão a receber o relatório final da CPI da Energia, que investigou a prestação de serviços pela concessionária de energia elétrica, Amazonas Energia. A entrega do relatório estava marcada para esta terça (21), mas a posse da nova procuradora Fernanda Cantanhede adiou a audiência com o conselheiro presidente, Érico Desterro.

Ministério Público investiga

O TCE-AM é o órgão que analisa as contas da concessionária de serviços públicos e vai poder opinar sobre o chamado “encontro de contas” que a Amazonas Energia faz com as prefeituras do interior, mas que não tem respaldo em nenhuma lei nacional.. O Tribunal de Justiça do Amazonas, a Defensoria Pública, o Ipem e o Ministério Público Estadual também já receberam o texto que apontou nove recomendações. O procurador-geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, até já informou ao deputado Sinésio Campos, presidente da CPI, que a adoção de medidas judiciais e extrajudiciais contra a empresa Amazonas Energia, no tocante a supostos abusos cometidos na relação de consumo está sob análise.

Posse

A procuradora Fernanda Cantanhede assume a chefia do Ministério Público de Contas (MPC) nesta terça-feira (21), em solenidade no Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), às 10h. O governador Wilson Lima, o prefeito de Manaus, David Almeida, devem prestigiar o evento.

Livro sobre o Legislativo

O professor Cristovam Luiz está lançando nas versões impressa e digital, o livro “Como Elaborar Proposições Legislativas Eficazes”. Cristovam é militante ativo dos movimentos políticos no Amazonas e é pré-candidato pelo PSDB a deputado estadual, nas eleições de 2022.

Economia dos mais felizes

A professora doutora da Ufam, Michele Lins Aracaty e Silva, cita em artigo disponível no site do ÚNICO, que o Relatório Mundial sobre Felicidade, coloca a Finlândia como o país mais feliz do mundo. O Brasil saiu da 12ª posição para a 41ª posição, nos últimos anos. Informações completas no site www.unico.com.br

Funaix versus índios

O assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dominic Phillips, reacendeu uma rixa entre a direção nacional da Funai e a Associação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).O superintendente da Funai, Marcelo Augusto Xavier da Silva, está processando a Apib – coordenada por Sônia Guajajara – por “fake news”. Isso porque a entidade produziu um documentário de oito vídeos, denominado “Maracá”, acusando o governo federal de “etnocídio”, por omissão no surto de Covid-19 nas aldeias. O documentário pode ser visto aqui https://www.youtube.com/c/APIBOFICIAL.

Reforço na Segurança

Em encontro com o procurador-geral da República, Augusto Aras, o governador do Amazonas, Wilson Lima afirmou que vai ampliar o efetivo de policiais militares na cidade de Atalaia do Norte. A situação é delicada na região, em função dos atritos entre indígenas e não-indígenas e das mortes de Bruno e Dom.

No Congresso Nacional

Quem também se mobiliza nesta terça-feira é a Comissão Externa da Câmara Federal, da qual faz parte o deputado Zé Ricardo (PT-AM) que está preparando uma viagem para o Vale do Javari, onde Bruno e Dom foram assassinados. Os parlamentares querem fazer diligências e audiências em Atalaia do Norte e, ainda, ouvir indígenas, indigenistas, órgãos e entidades. A comissão se reúne às 15h (Brasília) de hoje, para aprovar um calendário de ações.

Humaitá e o carbono

O governo Bolsonaro está aguardando propostas para a concessão da Floresta Nacional (Flona) de Humaitá, no Amazonas. A Floresta Nacional de Humaitá é a primeira floresta pública federal a ser concessionada no estado do Amazonas, e também é o primeiro projeto de concessão florestal qualificado no Programa de Parceria de Investimentos, do Ministério da Economia. A ideia é dar a concessão para a prática de manejo florestal sustentável com exploração de produtos florestais madeireiros e não madeireiros. São três lotes imensos, localizados exatamente na divisa entre Amazonas e Porto Velho.

Cuidado com as crianças

O juiz de Parintins, Lucas Couto, divulgou nesta segunda-feira uma série de normas para participação de crianças no Festival Folclórico do município. As orientações são de que, crianças abaixo de 6 anos precisam ficar em casa; as de 10 anos não poderão ir para as “galeras” e nas demais áreas é permitido crianças de qualquer idade, desde que esteja com pais ou responsáveis. Os menores de 14 anos devem estar formalmente identificados, com pulseira ou crachá fornecido por seus pais e assim por diante. Os dois bumbás concordaram com as regras.

Crime desvendado

A Polícia Civil do Amazonas identificou 18 participantes daquela operação ousada de janeiro deste ano, quando bandidos atiraram em uma viatura policial que conduzia outros três criminosos, para uma audiência de custódia no fórum Henoch Reis. Dez dos participantes já foram presos e os demais estão foragidos. Dois criminosos morreram nesse ataque e um foi ferido.

Campanha antidrogas

A Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal do Amazonas, comandada pelo delegado Victor de Alencar Araújo Motta, realiza de hoje (21) até sexta-feira (24), operações especiais de combate ao tráfico de drogas. Serão realizados ações intensivas nos aeroportos do Estado. Inclusive, nesta segunda- feira (20) fora apreendidos 13 quilos de maconha no Aeroporto Eduardo Gomes, embalados para embarque. O dono da droga não embarcou.

Carros elétricos

A Universidade Nilton Lins inaugura nesta semana, o seu primeiro ponto para carregamento de carros elétricos, no estacionamento do campus da instituição (no bairro Parque das Laranjeiras, na zona Centro-sul de Manaus. O equipamento é o primeiro, de um total de sete que serão instalados nos próximos meses no campus para o uso de alunos, professores e colaboradores.

SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/

Facebook:
Facebook.com/portalunico.com

Instagram:
https://instagram.com/portalunico?utm_medium=copy_link

Twitter:
https://twitter.com/PortalUnico?t=5LAn7TYhr43mFX0LTFQ2wA&s=09

FALE COM A GENTE

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *