PRIMEIRA MÃO

As alternativas de Eduardo Braga para 2024

Senador Eduardo Braga, Anne Moura (esq.) e Carol Braz (Foto: Divulgação)

Ex-deputado conversa para unir a Esquerda em Manaus

Manaus cercada de serrarias ilegais

Sidney Leite é o coordenador da comissão que irá olhar de lupa o Censo 2022

Povos do Vale do Javari se levantam contra Marco Temporal

Defesa do general Mansur diz que ele não estava envolvido nos crimes do filho

7×1 em Itacoatiara: partidos se unem contra o prefeito

123 Milhas lesou mais de 500 amazonenses com passagens aéreas que não existiam

Espetáculo de Portugal tem duas sessões pagas no Teatro Amazonas, hoje

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Eduardo Braga e as opções para as eleições de 2024

No tabuleiro político de Eduardo Braga, duas peças se destacam com vistas às eleições do próximo ano. A defensora pública Carol Braz, que se filiou ao MDB do senador, e Anne Moura, Secretária Nacional de Mulheres do PT, que já sua candidata a vice-governadora na disputa de 2022. Uma das duas pode ser vice numa composição majoritária que Eduardo olha com atenção.

Mexidas no tabuleiro

Eduardo vive um bom momento. É o relator da Reforma Tributária, no Senado e tem acesso ao Governo Lula, embora alguns petistas não esqueçam que Braga votou pelo impeachment de Dilma Rousseff, após ser ministro de Minas e Energia da ex-presidente.

Conversas à Esquerda

O ex-deputado Dermilson Chagas tem conversado com militantes da Esquerda em Manaus. Ele disse ao ÚNICO que a intenção é formar um grupo que tenha afinidade de ideias para participar das eleições municipais de 2024. Dermilson, que está sem partido, garantiu que tomará uma decisão sobre sua filiação em sintonia com essas conversas que anda tendo.

Fundo Amazônia mais gordo

Com a doação da Dinamarca confirmada, o Fundo Amazônia ficará mais gordo. Irá receber em torno de R$ 110 milhões. A contribuição dinamarquesa visa o financiamento de projetos visando a redução do desmatamento, a proteção da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal.

Serrarias ilegais próximas a Manaus

O Ibama do Amazonas está monitorando o entorno de Manaus com uso de imagens de satélite e identificou, sete “serrarias flutuantes” ancoradas ao longo do rio Negro, na região do lago do Janauari, em Iranduba. Em operação com o Batalhão Ambiental e a Delegacia do Meio Ambiente, os agentes fecharam as serrarias, detiveram sete pessoas que prestaram depoimentos e foram liberadas e apreenderam motosserras. O ÚNICO tem informações do envolvimento de vários prefeitos do interior nessas atividades de serrarias.

Censo de 2022 na mira da comissão

O deputado federal Sidney Leite (PSD), foi nomeado coordenador da Comissão Externa instalada na Câmara Federal para avaliar o censo do IBGE. Prefeitos de todo o país estão reclamando dos resultados, que acabaram por prejudicá-los na divisão dos recursos federais. Em pelo menos 800 municípios do país houve redução da população, sendo 37 só no Amazonas.

O “não” ao Marco Temporal

No município de Atalaia do Norte, as etnias Kanamary, Matis, Mayuruna e Marubo, foram a praça pública para se manifestar contra o Marco Temporal. O prefeito do município, Denis Paiva esteve presente na manifestação realizada esta semana e declarou apoio ao movimento dos povos originários.

Placar favorável

Na sessão de ontem no Supremo Tribunal Federal, que avalia o marco temporal mais dois ministros votaram e o placar ficou em 4 a 2, a favor dos indígenas e contra a tese dos ruralistas (autores da ação no STF) que defendem que as terras ocupadas por indígenas após 1988 não devem ser demarcadas. Votaram contra o marco temporal os ministros Edson Fachin (relator), Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e e Luís Roberto Barroso. A favor votaram André Mendonça e Nunes Marques – ambos indicados pelo ex-presidente Bolsonaro.

Defesa de Mansur se pronuncia

Em nota, os advogados de defesa do general Carlos Mansur disseram que ele não foi preso em flagrante por posse ilegal de arma, foi apenas conduzido para a Superintendência da Polícia Federal para esclarecer um detalhe administrativo: cadastro de endereço desatualizado. A arma, inclusive, não seria dele, mas sim do filho, Victor, que comandava um esquema de extorsão a criminosos, de dentro do Detran-AM.

Todos contra o prefeito em Itacoatiara

Representantes de sete partidos alinhados à esquerda se reuniram ontem em Itacoatiara para iniciar as tratativas para disputar a prefeitura em 2024, contra o atual prefeito Mário Abrahim. PV, PT, PCdoB, Agir, Psol, PDT e Rede querem lançar um nome único nessa disputa. Um vereador jovem tem a preferência do grupo.

Amazonenses na luta contra a 123 Milhas

O Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública estadual revelou que registrou mais 550 reclamações contra a 123milhas, empresa que vendia pacotes de viagens aéreas, mas desabou recentemente em um esquema de pirâmide. O Tribunal de Justiça do Amazonas autorizou o bloqueio de R$ 10 milhões nas contas da empresa para garantir o pagamento de indenizações aos clientes amazonenses que foram lesados pela conduta da agência.

Espetáculo português no Teatro Amazonas

Nesta sexta-feira (1º) o Teatro Amazonas receberá uma atração internacional. A Orquestra dos Brinquedos de Lisboa (Portugal) apresenta o espetáculo “Uma Viagem pela História da Música”, com sessões às 15h e 20h. Os ingressos podem ser adquiridos no site www.shopingressos.com.br.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *