Artistas amazonenses também participaram do GT de cultura

Grupo avaliou o desmonte do setor e sugeriu novas políticas culturais

Deputado Zé Ricardo levou o documento até a Comissão de Transição de Lula

O Grupo de Trabalho de Cultura, da Comissão de Transição do governo Lula, teve a participação de artistas amazonenses. O grupo, composto por pesquisadores, professores, artistas, intelectuais e trabalhadores da área no Estado ajudou a construir o documento que apontou o desmonte do segmento cultural no país durante a gestão Bolsonaro e fez sugestões sobre novas políticas públicas para o setor.
Os participantes amazonenses concordaram que a retomada do Ministério com dotação orçamentária própria é o ponto de partida da recuperação da área cultural, seguida da pulverização financeira. “Uma das formas de fazer a distribuição equilibrada dos recursos para estados e municípios será através do Sistema Nacional de Cultura, que determina a promoção de políticas públicas de cultura entre os entes da federação. Ele é um regime ágil de contribuição descentralizado e participativo, voltado para a promoção das políticas culturais, desde que sejam cumpridas as regras de ordenamento”, salientou Veridiana Spínola Tonelli. advogada de artistas, escritora, produtora cultural e pesquisadora.
Segundo o jornalista e documentarista Paulo Moura, o grupo amazonense demonstrou ao coordenador do GT, Márcio Tavares, os impactos para o Estado do Amazonas e também apresentou propostas para o fortalecimento da cultura nortista de modo a contribuir com a gestão da cantora e futura ministra Margareth Menezes.
“A esperança dos integrantes é de corrigir seis anos de desmonte de diversos setores culturais e outros ligados à cultura no Brasil que levaram a extinção do próprio Ministério até a desmobilização de conselhos”, apontou Moura.
“Outro anseio da classe é a revisão das mudanças na lei de incentivo à cultura e até mesmo o próprio conceito de cultura que não contemplam os anseios dos trabalhadores e nem da sociedade em geral”, completou.
A contribuição do grupo amazonense foi enviada por e-mail ao grupo de trabalho (GT) de cultura da transição do presidente Lula e entregue à futura ministra pelo deputado federal José Ricardo (PT/AM).

Participantes amazonenses

Rila Arruda da Costa – Socióloga, Analista de Políticas Culturais, Técnica de Patrimônio Imaterial e Pesquisadora de Museus
Veridiana Spínola Tonelli – Advogada e Gestora de Projetos Culturais
Márcio Braz dos Santos Santana – Ator, diretor, cientista social e professor
Bernardo Thiago Paiva Mesquita – Professor da Universidade Estadual do Amazonas
Ivan Menezes Barreto – Estudante de biologia, coordenador do centro de medicina indígena
Paulo Ricardo de Lima Moura – Artista, produtor, cineasta, documentarista, profissional de audiovisual e jornalista.
André Luiz Guimarães Costa – Administrador, professor e Gestor de Projetos sociais e culturais.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *