Artista explica que pintura na estátua teve intenção de proteger e destacar (ver vídeos)

Ela ficou magoada com a polêmica em torno da obra sobre Tenreiro Aranha

Iniciativa recebeu críticas de restauradores e historiadores

Solange Elias
Da equipe do ÚNICO

A artista plástica Rosa dos Anjos, que executou a pintura dourada na estátua do primeiro governador da Província do Amazonas João Baptista Tenreiro Aranha, na Praça da Saudade, procurou o ÚNICO para esclarecer que ela promoveu tão somente a limpeza (estava coberta de fezes de pombos) e a retirada do zinabre (aquela cor esverdeada que cobre o metal e é resultado da oxidação do cobre) e que a pintura foi feita para evitar novos ataques tanto das aves quanto da ferrugem. “Além disso, quisemos destacar o monumento, que é lindo e precisava ser visto”, disse ela.
Com a voz embargada, Rosa dos Anjos reclamou da reação das pessoas contra a pintura e disse que a cor natural dos metais que compõem a estátua – o latão (que é uma liga de cobre e zinco) e o bronze que é basicamente composto por cobre e estanho, entre outros metais – é justamente o dourado brilhante depois de polida. “Ela é daquela cor mesmo, depois de polida”, argumentou.
Segundo Rosa, a Praça da Saudade representa a sua infância “quando eu brincava com meu pai, naquele avião” e, se for necessário, não há dificuldade em remover a tinta.

Patrimônio histórico

Apesar da boa intenção, a opinião de historiadores e restauradores da Secretaria Estadual de Cultura não é a mesma. As manifestações feitas ao ÚNICO são todas de desaprovação da pintura. Nesta quinta-feira, uma fonte da SEC informou que os técnicos do órgão já estão fazendo levantamento pericial sobre possíveis danos e reparos necessários. O laudo final será entregue ao secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz de Araújo.
Veja os vídeos e fotos da Rosa dos Anjos fazendo o trabalho de limpeza da estátua de Tenreiro Aranha.

Por baixo do zinabre, Rosa mostra a cor dourada da liga de metal


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *