Arthur inaugura Pavilhão Universal no Centro de Manaus, em resgate da história

O turista que vier a Manaus vai poder admirar a beleza arquitetônica do Pavilhão Universal uma edificação reformada de ferro e vidro da Belle Époque que foi inaugurado nesta segunda-feira, (11), pelo prefeito Arthur Virgílio Neto (PDB), na Praça Adalberto Vale, Centro. No local vai funcionar o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), com todas as informações da cidade disponíveis aos visitantes. O espaço integra o projeto “Manaus Histórica” e é parte das ações planejadas em homenagem aos 350 anos da capital do Amazonas.


Arthur Neto disse que tem feito tudo o que é possível para revitalizar o Centro e denominou a obra de encantadora. “É um monumento bonito que entregamos à população. E eu agradeço muito ao Iphan, até mesmo porque o Pavilhão mudou de local. É mais um passo em direção a uma Manaus mais bonita, uma Manaus melhor”, afirmou.

✅ Novo Centro de Manaus

Segundo a Prefeitura de Manaus, a obra inaugurada faz parte do compromisso do prefeito Arthur Neto com a requalificação do Centro Histórico de Manaus e é um dos presentes à cidade pelo aniversário de 350 anos, comemorado em outubro passado, por meio do programa “Manaus Histórica”, executado com recursos próprios.


Arthur Neto disse que a inauguração do Pavilhão Universal, significa que os manauaras recebem de volta um importante monumento, com resgate de elementos e características de sua criação, datada de 1975, quando estava localizado na Praça Tenreiro Aranha. Um dos detalhes do restauro é que todas as peças metálicas são as originais. Elas foram desmontadas, tratadas e remontadas no novo endereço. A cobertura em forma de escama de peixe foi refeita a partir de um modelo encontrado.

✅ Hotel Cassina

“Temos trabalhado em várias frentes, como as praças, prédios históricos. Muitos já foram resgatados e outros estão com obras em andamento, como o Hotel Cassina, que vai abrigar um importante polo de tecnologia e vai ajudar muito Manaus a entrar na economia 4.0”, afirmou Arthur. “Essa é uma obra de imenso significado, não só por si mesma, mas pelo conjunto de ações que está sendo feito no Centro com a anuência do Iphan”, enfatizou.


A superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional (Iphan), Karla Bittar disse que a obra é mais um passo bastante positivo na revitalização do Centro Histórico, que envolve praças e importantes espaços de convívio da população. “É bastante válido esse resgate da memória nacional e estamos muito satisfeitos. Fica a mensagem: é isso que o Iphan busca, revitalizar essas áreas e permitir que a população se aproprie delas”, afirmou.

✅ Atendimento ao Turista

O Pavilhão Universal foi inaugurado com um novo Centro de Atendimento ao Turista (CAT), já em pleno funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, de 8h ao meio-dia. O centro vai garantir conforto aos turistas, visitantes e aos próprios manauaras, em busca de informações turísticas na capital.


O CAT vai proporcionar informações desde gastronômicas até hospedagem, passando por passeios e, em algumas situações, com tradução bilíngue, em inglês e espanhol, facilitando assim o acesso a informação por parte dos turistas em visita a Manaus.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *