fbpx

Arcebispo de Manaus destaca importância do combate aos fake news

Representantes de portais de notícia levam projeto de jornalismo ético a Dom Leonardo

Selo “É fato” é elogiado pelo líder religioso

O arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, destacou na manhã desta quarta-feira (9) a importância da Comunicação na formação de novas gerações, no processo de educação da sociedade e no combate a fake news. Ele conversou na sede da Arquidiocese com representantes de portais que utilizam o selo “É Fato. Jornalismo profissional com responsabilidade”.
Esse grupo é formado por sites da mídia digital de Manaus, comprometidos contra a divulgação de fake News, constituídos como empresas há mais de dois anos no mercado e que possuem jornalistas profissionais identificados em seu expediente como responsáveis pelo conteúdo que publicam.

Interesses da população

Durante a conversa, Dom Leonardo observou a importância do movimento “como uma semente capaz de contribuir na construção de uma sociedade verdadeira e atenta aos reais interesses da população”. Ele lembrou que o Papa Francisco, tem manifestado em diversas ocasiões, a sua preocupação com a proliferação de fake news e discursos de ódio em veículos de mídia que se prolongam nas redes sociais.
Representantes dos portais, contaram ao religioso que o movimento do Selo é uma ação de cidadania, sem motivações partidárias, criado ano passado e que busca concretizar o trabalho responsável e profissional, atento aos compromissos éticos.
Dom Leonardo, que durante muitos anos exerceu a Secretaria Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a poderosa organização católica brasileira, disse que iniciativas como a criação do *Selo é Fato”, alimentam esperanças dos que almejam a construção de uma sociedade justa e equilibrada.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.