PRIMEIRA MÃO

Amom e Guedes vão à Justiça contra ‘puxadinho’ milionário de David Reis

Amom e Guedes

Bancada do “puxadinho” vai de evangélicos a veterana na Câmara Municipal de Manaus

PUC promove encontro sobre a Amazônia em São Paulo

Doença da “urina preta” vai ser analisada em Santa Catarina

Amazonas tem 44% de redução de casos de Covi-19

Fábrica de patinetes começa produção na Zona Franca

Governo prorroga concurso para a Seduc

Um dia a mais para pagar impostos à Sefaz

Ação contra o “puxadinho milionário”

Amom Mandel (sem partido) e Rodrigo Guedes (PSC) subscrevem ação popular para barrar na Justiça a construção do “puxadinho” da Câmara Municipal que o presidente da Casa, David Reis (Avante) quer construir com valor inicial previsto de R$ 32 milhões. Tanto Amom quanto Guedes entendem que a obra não é necessária, em um momento onde existem centenas de prioridades. “Estamos vivendo os efeitos da pandemia com famílias enfrentando grandes dificuldades, não havendo no momento nenhuma necessidade dessa obra”, argumentam. Os dois falam dessa ação, hoje, às 10h, em entrevista coletiva na Câmara.

Bancada do Puxadinho

Entre os mais fervorosos na defesa do “puxadinho” estão os vereadores evangélicos Wallace Oliveira (Pros) e Luiz Mitoso (PSC). Conforme o Blog do Hiel Levy, que postou a informação, o grupo conta também com a vereadora veterana Glória Carrate (PSD) e o vereador Diego Afonso (PSL), todos alinhados à proposta de construir o “puxadinho”. “Pregam” aos quatro ventos que os vereadores devem defender a Câmara e não se contrapor a decisões do presidente da Casa. Em outras palavras, defendem a si mesmos sem dar nenhuma importância à opinião pública, ignorando que chegaram ao mandato pelo voto popular.

Amazônia em debate

A PUC/SP vai realizar dia 23, em São Paulo, o 2º Colóquio Amazônia/Brasil, que terá a participação do prefeito de Manaus, David Almeida, do senador Plínio Valério, do professor da Ufam, Ademir Ramos e do presidente do Conselho Municipal de Cultura, Tenório Telles, entre outros.

Doença da urina preta

Terminou ontem a quarentena de 15 dias orientada pela FVS contra o consumo de pescados de rios e lagos, em Itacoatiara, em função do surto da doença da “urina preta”. A FVS não registrou a ocorrência de novos casos da rabdomiólise. Até ontem, eram 66 casos suspeitos da síndrome, sendo 54 em investigação epidemiológica em nove municípios do Amazonas e 12 descartados da suspeição.

Investigação em Santa Catarina

A equipe de especialistas que investiga as causas da doença da urina preta no Amazonas, analisa parte do material coletado no Laboratório Central (Lacen), em Manaus, e amostras de peixes, soro e urina serão enviadas para o Lacen de Santa Catarina. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou ontem que também investiga a síndrome, porque há casos em mais três estados brasileiros.

Redução da Covid-19

A média diária de casos de Covid-19 teve redução de 44% no Amazonas nos últimos 14 dias. A redução foi de 36% em Manaus e 58% no interior do Estado. Houve também redução da média móvel diária de óbitos no Estado, nos últimos 14 dias, que variou de 5,7 para 2,9 óbitos, apresentando redução de 49%. A redução foi de 28% em Manaus e 58% no interior. Em todo o país, o resultado da vacinação em massa indica também índices de redução.

Patinetes da Zona Franca

A Davinci Micromobilidade inaugurou sua fábrica no Pólo Industrial de Manaus e já vai começar a fabricar os primeiros patinetes elétricos da Zona Franca de Manaus. A inauguração não é apenas da fábrica, mas de um novo segmento de produção. São veículos leves para pequenas distâncias. Serão vendidos exclusivamente pela internet.

Concurso prorrogado

O governador Wilson Lima anunciou que vai prorrogar a validade do concurso público de 2018 da Secretaria de Estado de Educação e Desporto até o dia 19 de março de 2022. Com isso, quem não quis assumir a vaga será cancelado e novas oportunidades serão dadas àqueles da fila de espera.
Serão prorrogados também os contratos dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) 2019/2020 da Secretaria de Educação, que atuarão até o fim de 2022.

Izabelle no Cláudio Santoro

A cantora juvenil Izabelle Ribeiro, que representa o Amazonas no reality show “The Voice Kids”, está realizando o sonho de estudar no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. Ela recebeu uma vaga na turma do Coral Infantojuvenil. “Meu sonho, desde criança, é cantar no Teatro Amazonas e estudar no (Liceu) Cláudio Santoro. Estou muito feliz pela oportunidade”, disse ela.

Prazo para impostos

A Secretaria de Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM) informou ontem que está ampliando o prazo para o pagamento de débitos tributários vencidos no período de 13 a 16 de setembro para amanhã (17), em função de problemas técnicos na rede do órgão. A flexibilização vale para as obrigações acessórias (DAM, DIA e EFD) e para o recolhimento do IPVA, ICMS e ITCMD.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *