Ambientalistas cobram compromisso de candidatos

Carta de intenções será enviada para quem disputar as prefeituras

Entidades se unem para formar Associação

Alessandra Luppo
Da redação do ÚNICO

Em um encontro realizado no final de semana, os movimentos ambientalistas do Amazonas decidiram elaborar uma carta-compromisso para ser assinada pelos candidatos às prefeituras amazonenses – tanto da capital quanto do interior.

A Carta de Intenções e Compromisso será apresentada aos candidatos do pleito deste ano e estabelece a necessidade de garantir o comprometimento dos candidatos a vereadores e prefeitos com as causas socioambientais e de direitos humanos.

Propostas da Carta

Em elaboração, a carta deve conter propostas abrangentes, que visam abordar os diferentes segmentos da sociedade e as questões ambientais e sociais que os afetam.

“Isso inclui medidas para combater o desmatamento ilegal, promover a conservação da biodiversidade, garantir o acesso à água potável e saneamento básico, proteger territórios indígenas e quilombolas, promover a educação ambiental, entre outras”, explica o coordenador do Movimento Todos pelo Gigante, Gilberto Ribeiro, que defende a recuperação do Igarapé do Gigante, na Zona Oeste de Manaus.

Coalizão de entidades

A coalizão ambiental é formada por representantes de diversas bandeiras de luta e articulação transversal na Amazônia. O objetivo deles é criar a Associação dos Movimentos Ambientais do Amazonas (AMA).

Compromisso

Ao assinar a carta compromisso, os candidatos se comprometerão publicamente a incorporar essas propostas em seus planos de governo e a trabalhar ativamente para implementá-las, caso sejam eleitos. Isso não apenas demonstrará o comprometimento dos candidatos com as causas socioambientais e de direitos humanos, mas também proporcionará uma base sólida para ações concretas e colaborativas em prol dos direitos socioambientais, justiça climática, étnica e social na região amazônica.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *