fbpx

Amazonino joga cortina de fumaça sobre o vice com qual vai caminhar nas eleições 2022

O discreto filho de Amazonino que pode ser a novidade nas eleições deste ano

Alfredo Nascimento arruma as malas e mira no interior

Confirmado o primeiro caso de varíola dos macacos no Amazonas

Covid-19 regride em vários estados, mas no Amazonas a tendência é de alta

Reitor da UEA faz balanço dos primeiros 100 dias de gestão

Prefeito inaugura novo centro de assistência social no São Raimundo

O “big brother” de David Almeida começa a funcionar na Ponta Negra

Instituições se mobilizam para facilitar a implantação da internet 5G em Manaus

Senado já admite que reforma tributária vai ficar para 2023

Superior Tribunal de Justiça marca data para o novo Tribunal que vai atender o Amazonas

Novo vice de Amazonino

O empresário Armando Mendes, filho do pré-candidato ao governo, Amazonino Mendes, foi o personagem da principal notícia do mundo político em Manaus, no início da noite de quarta-feira (27). Ele foi anunciado como provável candidato a vice na chapa com o próprio pai, na disputa pelo governo. Armando, que é filiado ao PSDB, nunca disputou nenhum cargo eleitoral, embora sempre tenha marcado presença informal ao lado do pai.

Discreto e conciliador

Armando Mendes é o único filho homem de Amazonino, que tem mais duas filhas. Ele tem o estilo discreto e sempre se manteve longe dos holofotes, mesmo acompanhando de perto toda a trajetória do pai. Nos últimos anos, no entanto, passou a ter uma presença mais forte junto ao pai. Dono da Rádio Mix, Armando deu uma repaginada na emissora, que há dois anos passou a ter jornalismo diário com pautas próprias e opinião, o que pode ser entendido como uma mudança no seu próprio perfil.

Confirmação oficial

O ÚNICO conversou com pessoas próximas a Amazonino, que confirmaram a possibilidade real de Armando ser o vice, o que retira do páreo o ex-deputado Beto Michiles, que era o nome apontado para a função. A confirmação oficial, no entanto, fica para sábado (30) na convenção do Cidadania que irá homologar o nome de Amazonino como candidato ao governo.

Alfredo Nascimento conversa com eleitores

Alfredo Nascimento, presidente estadual do PL, segue na sexta-feira (29) para Manicoré, onde cumpre agenda de pré-candidato a deputado federal. Além da sede, Alfredo vai estar em comunidades do município.

Chegada da monkeypox

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou o primeiro caso da doença “varíola dos macacos”, no Amazonas, nesta quarta-feira (27). Trata-se do mesmo homem que já estava sendo analisado desde o começo do mês, quando ele voltou de Portugal, com sintomas da doença. A FVS já investigou quatro casos da monkeypox e três foram descartados. O homem está em isolamento e seus familiares também.

Prevenção
Vale lembrar que a prevenção da varíola do macaco é praticamente a mesma da Covid-19: higienização das mãos (lavar com bastante sabão), usar álcool em gel e máscara, evitando contato com contaminados. Existe vacina, mas até agora nenhum país fala em utilizá-la em larga escala.

Covid-19 no Amazonas
Já em relação à Covid-19, a Fiocruz nacional apontou queda nos casos da doença em dois terços dos estados brasileiros. Infelizmente, o Amazonas não está entre esses estados. Por aqui, a tendência é de alta, facilmente explicada pela resistência que mais de 1,5 milhão de pessoas tem de completar seu ciclo vacinal e outras 300 mil de sequer iniciar o processo. Ao lado do Amazonas estão Bahia, Maranhão, Pará, Piauí, Rondônia, Sergipe e Tocantins.

Gestão da reitoria

O reitor da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), André Zogahib, apresenta nesta quinta-feira o balanço dos primeiros 100 dias de sua gestão à frente da instituição, ao lado da professora Kátia Couceiro.

Novo CRAS de Manaus

O prefeito David Almeida inaugura nesta quinta-feira (28) o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro de São Raimundo. Será o primeiro CRAS a atender a Zona Oeste da capital.

Big brother na Ponta Negra

Exatamente como no programa de televisão famoso em todo o mundo, o Big Brother, as obras da construção do complexo turístico “Local Casa de Praia”, poderão ser acompanhadas on-line pela população, fiscais e curiosos. Desde ontem estão instaladas câmeras de monitoramento em tempo real, para que a população tenha acesso 24 horas ao andamento da reforma.

Tecnologia 5G

Uma reunião de especialistas das iniciativas pública e privada alinhavou os primeiros passos para a implantação da tecnologia 5G em Manaus, ontem. Representantes da indústria, comércio, prefeitura e Suframa já fazem planos. A 5G vai favorecer, por exemplo, a indústria 4.0 tornando as fábricas da Zona Franca muito mais competitivas, por meio da automatização de processos e internet das coisas. No serviço público, poderão ser instaladas câmeras inteligentes, reconhecimento facial, etc.

Reforma tributária agoniza

O Senado Federal já está admitindo que não vai haver votação da reforma tributária em tramitação na Casa, neste ano. As eleições vão impedir. Esse projeto é importante para a Zona Franca de Manaus, uma vez que pretende reformular todo o sistema tributário nacional.

Novo Tribunal Federal para o Amazonas

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) se reunirá presencialmente na próxima segunda-feira (1.º), às 15h, para formar as listas destinadas à primeira composição do Tribunal Regional Federal da 6.ª Região (TRF6), que terá sede em Belo Horizonte, em Minas Gerais. A instalação do TRF-6 já tem data marcada para o dia 19 de agosto. Esse novo tribunal é um desmembramento do TRF da 1.ª Região (em Brasília) e vai passar a ser o novo foro do Amazonas na Justiça Federal.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.