Amazonense radicada em Paris lança livro de crônicas em Brasília

Marilza de Melo Foucher é de Boca do Acre e mora há 44 anos na capital francesa

‘Fragmentos de Tempos Vividos’ tem mais de 30 crônicas e aborda diversos momentos de sua trajetória

Valéria Costa
Correspondente

Brasília (ÚNICO) – Jornalista, escritora e economista, a amazonense Marilza de Melo Foucher lança, nesta segunda-feira (27), em Brasília, seu livro “Fragmentos de Tempos Vividos”, com 36 crônicas em que aborda momentos de sua vida ao longo das últimas décadas. Ela inicia o livro contando sobre sua chegada a Paris, no final da década de 1970, da convivência com intelectuais, de suas viagens trabalhando na cooperação internacional, entre outros aspectos de sua vida até os dias atuais.
Além de Brasília, Marilza ainda vai lançar o livro na cidade de Campina Grande (PB) e, em Fortaleza, em homenagem à sua família.

De Boca do Acre a Paris

Prima do poeta Thiago de Mello, Marilza nasceu no município de Boca do Acre (a 1.026 km de Manaus), para onde sua família migrou, vinda de Fortaleza, para explorar a borracha da seringueira. Ainda jovem, em plena ditadura militar no Brasil, a escritora conta que teve a oportunidade de ir para a França para fazer doutorado em economia.
“Conheci um período muito rico intelectualmente, convivi com muitos intelectuais brasileiros que estavam lá. Eu era a única de Boca do Acre lá, do Norte do país. Descrevo isso no meu livro porque foi um período de riqueza intelectual e aprendizado democrátivo muito grande”, diz.

Volumes de poesia e contos

O primeiro local que recebeu o lançamento da publicação foi Manaus; depois passou por Belém, Rio de Janeiro e São Paulo. O livro foi editado pela Editora Valer.
Marilza é autora de outros volumes: um de poesias chamado “Quase Poemas”, em homenagem ao primo Thiago de Mello e, um de contos chamado “Contos Inventados da Vovó – Histórias da Janaína”. “Graças a ele conheci a escrita. Foi meu grande incentivador”, disse ao ÚNICO.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *