A Lua vai ficar em frente ao Sol e formar um “anel de fogo” no céu
Veja os cuidados que precisam ser adotados para observar o fenômeno
O eclipse anular do sol, que acontece neste sábado (14), poderá ser visto em vários locais do Brasil, mas os amazonenses terão uma visão privilegiada e poderão acompanhar a formação do “anel de fogo” completo quando a Lua se posicionar exatamente em frente ao Sol, no início da tarde – a partir das 14h (hora Manaus). O eclipse solar anular poderá ser observado em várias cidades do Amazonas, com diferentes porcentagens de cobertura do disco solar. Entre as cidades com cobertura do disco solar privilegiada estão Tefé, Alvarães, Uarini e Coari.
Cuidados a serem adotados
Mas, para observar o fenômeno não é possível apenas “olhar para cima” . A luz do Sol pode provocar até queimadura em uma parte da retina que se chama “fóvea” e causar cegueira permanente. Para que a observação direta do fenômeno aconteça de forma segura, é imprescindível o uso de filtros solares oculares e seguir algumas regras de segurança:
a) A observação deve ser feita com o uso de equipamentos especiais com lentes metalizadas e filtros de alumínio, encontrados em telescópios e óculos especiais para eclipses;
b) A observação não deve ultrapassar um período de 30 segundos, sendo sempre seguido por um intervalo de 3 minutos de descanso;
c) É bem mais seguro observar on-line. O Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), irá transmitir o eclipse a partir das 11h (horário de Brasília). Basta entrar no link https://www.gov.br/observatorio/pt-br/assuntos/areas-de-atuacao/divulgacao-e-popularizacao-da-ciencia/eclipse-brasil-2023 e acompanhar.
O que não fazer
Óculos escuros, mesmo com proteção UV, não evitam os danos que podem ocorrer com a exposição. Da mesma maneira, filmes negativos de RX ou de fotografias não evitam a queimadura da retina, assim como celulares ou outros artefatos.