PRIMEIRA MÃO

Amazonas tem quase 5 mil novos casos de Covid-19 só em fevereiro

Vereador explica que é necessário entender os números da Covid e que teimosos insistem em não se vacinar

Rei Roberto Carlos nesta segunda-feira (27) em Manaus

Ministro de Lula chega ao Amazonas e diz que é preciso correr contra o tempo para proteger a Amazônia

Casamento da filha de conselheiro do TCE reúne políticos e representantes do meio jurídico

Viúva do indigenista Bruno Pereira volta ao local onde o marido foi morto

Deputado Sidney Leite vai atrás de dinheiro na Caixa Econômica

Eletros assume defesa da Zona Franca de Manaus

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

O crescimento da Covid-19 no Amazonas

Oficialmente, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do Amazonas não decretou a volta à fase amarela de contaminação de Covid-19, no Estado. Mas os números dispararam: No dia 1 de fevereiro, a FVS registrou 625.418 casos no Amazonas, desde o início da pandemia. No boletim deste domingo (26), foram 630.279, ou seja, são 4.861 novos casos da doença, em apenas 25 dias de fevereiro.

Uma sequência de altas

O ÚNICO mapeou do dia 5 até ontem (26), para efeito de verificação do crescimento. No dia 6, foram 38 casos; no dia 7, 62; dia 12 um salto para 281 registros e no dia 15, quase dobrou, alcançando 503 diagnósticos confirmados. Depois dessa data, o dia 22 de fevereiro registrou uma explosão de 1.272 casos em um único dia e a média se manteve nos três dias seguintes em 450 diagnósticos, caindo para 144 ontem (26).

Vereador acompanha os novos casos

O vereador Marcelo Serafim, que trabalha com a Covid-19 na Secretaria Municipal de Saúde, da qual é funcionário, explica: É necessário entender os dados de forma correta, a fim de não fazer confusão com internamentos por causa de outras doenças e a Covid. “Dos 84 pacientes internados (no sábado), por exemplo, apenas 25 foram internados por causa da Covid. Destes 11 estão com esquema vacinal incompleto, 14 sem nenhuma dose. Ninguém foi internado com o esquema vacinal completo”.

O prefeito David e o Rei Roberto Carlos

Será nesta segunda-feira (27) a solenidade de entrega do prêmio United Earth Amazonia, promovida pelas instituições internacionais United Earth e da LCTM BrandBuilders, no Teatro Amazonas. No domingo, o prefeito David Almeida levou Marcus Nobel, idealizador do prêmio, para conhecer um pouco da capital amazonense. O rei Roberto Carlos será um dos homenageados com o prêmio na cerimônia de hoje.

Pressa para proteger a Amazônia

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que estará em Atalaia do Norte nesta segunda-feira (27) tem reunião agendada para esta semana com representantes dos oito estados que compõem a Amazônia Legal. Pauta: avaliar propostas do governo Lula e dos governos estaduais para o projeto “Amazônia mais Segura*. Na semana passada aconteceu a primeira reunião do grupo com a presença de autoridades do Amazonas.

Casamento prestigiado

O casamento da filha do conselheiro do Tribunal de Contas, Mario Melo, reuniu políticos e representantes do meio jurídico, em Maceió. O evento foi realizado neste final de semana. Entre os convidados estavam o ex-presidente Fernando Collor, o ex-ministro do STF Marco Aurélio de Mello e o desembargador Jomar Fernandes, do TJAM. O governador Wilson Lima e esposa também marcaram presença. (fotos no final da coluna)

Viúva de Bruno Pereira no Amazonas

Nesta segunda-feira (27) a antropóloga Beatriz Matos, viúva do indigenista Bruno Pereira, volta pela primeira vez ao Vale do Javari, após o seu marido ter sido assassinado na área. Ela esteve pela primeira vez na região em 2004, onde conheceu Bruno, morto ano passado. Beatriz foi nomeada diretora de Proteção Territorial e de Povos Indígenas.

Sidney Leite busca dinheiro para construção de casas

O deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) esteve com o superintendente regional da Caixa Econômica, Hamilton Saraiva. Sidney tratou sobre a construção de casas para moradores de áreas de risco – em Manaus e no interior – e se comprometeu a buscar recursos junto ao governo federal para investimento em projetos habitacionais. Ele lembra que a situação de risco atinge 52 mil famílias, em números oficiais.

Defesa da Zona Franca

Longa reportagem da Folha de S. Paulo, mostra a defesa intransigente da Eletros – entidade que representa o setor eletroeletrônico do país – da Zona Franca de Manaus, na reforma tributária que se avizinha. “Lula não pode errar”, disse o presidente José Jorge.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *