PRIMEIRA MÃO

Amazonas tem quase 1 milhão e meio de inadimplentes

Mulheres são mais interessadas no pagamento de dívidas

Confusão na venda de ingressos para o Festival de Parintins

Economista de Manaus mostra a importância do censo demográfico nas finanças dos municípios

Vereador se despede da Câmara Municipal de Manaus nesta quinta-feira

”Algozes dos Yanomami têm nome”, diz liderança indígena

Exército monta hospital de campanha em Boa Vista, mas já está lotado

Economista avesso à Zona Franca será coordenador da reforma tributária

Ministério Público Federal oferece estágios para universidades do Amazonas

Mulheres pedem passagem no samba de Manaus

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

As dívidas de quem mora no Amazonas

Dados do Serasa, revelam que dos 3,9 milhões de habitantes do Amazonas, quase a metade – 1 milhão e 495 mil pessoas – está com algum tipo de dívida. Essas dívidas chegaram, em dezembro de 2022, a R$ 5 bilhões e 720 mil. No Brasil 42,76% da população adulta está inadimplente. O levantamento indica que após 11 meses de alta consecutiva, a inadimplência teve uma queda no mês de dezembro.

Mulheres negociam dívidas

As informações do Serasa indicam que a renegociação de dívidas chegou a 69,4 milhões de brasileiros em dezembro, resultado do pagamento do 13º salário, empregos sazonais e negociações. O cartão de crédito é o vilão desse cenário e as mulheres são as que mais negociaram suas dívidas em dezembro, com 53,3%. A faixa etária, de consumidores de 31 a 40 anos, lidera o pagamento de dívidas. É possível renegociar dívidas no site http://www.serasalimpanome.com.br

Ingressos de Parintins

Após muitas reclamações pela antecipação da venda de ingressos para o Festival de Parintins, a empresa Amazon Best, responsável pela venda dos ingressos para o evento, divulgou nota no fina da tarde de ontem informando que houve “problemas técnicos no sistema de bilhetagem” que “colocaram o site no ar antes da programação”. A empresa suspendeu as vendas dos bilhetes, mas não informou sobre as vendas já consolidadas e nem sobre as reclamações de favorecimento com vendas para pessoas pré-escolhidas.

Censo define dinheiro

O economista amazonense Edson Nogueira Fernandes Júnior, mestre em administração pública e fiscal da Secretaria Municipal de Fazenda da Prefeitura de Manaus, expõe em artigo detalhes da importância do Censo Demográfico na arrecadação dos municípios. O trabalho está anexo no final desta coluna.

Dados suspensos

A avaliação de Fernandes Júnior é a mesma do Supremo Tribunal Federal (STF). Há dois dias, o ministro Ricardo Lewandowski suspendeu a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), com base no censo de 2022. Justamente porque os municípios perderam muito com o censo do ano passado.

Despedida de Amom

O vereador Amom Mandel (Cidadania) vai renunciar ao cargo nesta quinta-feira (26), na Câmara Municipal de Manaus, para tomar posse, em 1º de fevereiro, como deputado federal na Câmara dos Deputados, em Brasília. Quem assume a vaga é Roberto Sabino (Podemos).

Invasão antiga

O indígena Ailton Krenak, de Minas Gerais, e um dos responsáveis pela inclusão do “Capítulo dos índios” na Constituição de 1988 e considerado grande pensador, apontou ontem que a invasão em território Yanomami começou nos anos 1980. “Os algozes dos Yanomami têm nome, e alguns continuam ocupando cargos públicos”, alfinetou ele.

Hospitais lotados

A situação atual em Boa Vista é esta: o Exército montou com urgência um hospital de campanha ao lado da Casa de Saúde indígena (Casai) para atendimento aos Yanomami doentes e desnutridos, que não param de chegar. A capacidade das estruturas é para 300 pessoas, mas já há mais de 800 em atendimento. O governo diz que mais de mil indígenas ainda aguardam atendimento emergencial nas aldeias.

Appy na reforma tributária

O economista Bernard Appy foi nomeado para exercer o cargo de secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda. O ato de nomeação está publicado no Diário Oficial da União de ontem (24). Appy é conhecido por suas posições de rejeição completa ao modelo Zona Franca de Manaus.

Estágio no MPF

O Ministério Público Federal (MPF) abriu o período de celebração de convênios com instituições de ensino superior que possuem graduação em Jornalismo e Direito. O convênio permite a participação de estudantes dessas instituições em processos seletivos de estágio do MPF no Amazonas. As instituições interessadas em firmar o convênio devem enviar documentação até 8 de fevereiro por meio do link: https://protocolo.mpf.mp.br/ouvidoria/app/protocolo/.

O samba delas

As mulheres do samba de Manaus estão pedindo passagem. Oriundas de três grupos diferentes – Samba Com as Moças, Samba de Cunhã e Aiyras de Maria – as instrumentistas e vocalistas montaram um “coletivo feminino” que vai fazer sua primeira apresentação nesta sexta-feira (27), no Conjunto Eldorado. O coletivo se chama Sambayá e vai atuar na busca do protagonismo feminino no samba.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *