Edital de chamamento público para seleção de instituições de ensino superior está aberto
Iniciativa dos ministérios da Educação e da Saúde tem o objetivo de fortalecer o ‘Mais Médicos’
Valéria Costa
Correspondente
Brasília (ÚNICO) – Nesta semana, o ministro da Educação, Camilo Santana, assinou edital de chamamento público para seleção de propostas para autorização de funcionamento de 95 novos cursos de medicina em todo o país com a oferta de 5,7 mil vagas. O edital já está em vigor e recebe propostas de instituições de ensino superior até o dia 13 de novembro deste ano.
Faculdades particulares
O foco do edital é a desconcentração dos cursos de medicina, ampliando o número de localidades com baixa assistência médica candidatas a sediar um curso superior na área. Para isso, as faculdades particulares que oferecem esses cursos precisam se inscrever – por meio do edital – e apresentarem projetos para a instalação de novos cursos em um dos 17 municípios do Amazonas, pré-selecionados.
Mais médicos
A iniciativa, em parceria com o Ministério da Saúde, tem por objetivo fortalecer o programa Mais Médicos e, atingir, em 10 anos, o indicador de 3,3 médicos por mil habitantes, que é a média estabelecida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Hoje, o Brasil possui 2,54 médicos por mil habitantes.
Mapeamento
Para que isso aconteça, o MEC e o Ministério da Saúde mapearam 116 regiões de saúde onde têm mais déficit de profissionais e chegaram ao número de 1.719 municípios em todo o país. No Amazonas, são duas regiões de saúde que englobam 17 municípios.
As regiões de saúde são o Baixo Amazonas e o Alto Rio Negro, incluindo a capital amazonense, com dois cursos de medicina com um total de 120 vagas.
O resultado final das instituições selecionadas sai na data estimada de 23 de agosto de 2024.

Veja os municípios selecionados conforme a região
Baixo Amazonas
Barreirinha
Boa Vista do Ramos
Maués
Nhamundá
Parintins
Manaus, entorno e Alto Rio Negro
Autazes
Barcelos
Careiro
Careiro da Várzea
Iranduba
Manaquiri
Manaus
Nova Olinda do Norte
Presidente Figueiredo
Rio Preto da Eva
Santa Isabel do Rio Negro
São Gabriel da Cachoeira