Em todo o país, são 1.046 médicos que irão atuar em 379 municípios
Brasileiros formados no exterior, os médicos começaram treinamento em Brasília
Valéria Costa
Correspondente
Brasília (ÚNICO) – Até o final de agosto, o Ministério da Saúde vai realizar curso de formação para 1.046 profissionais de saúde formados no exterior e que foram selecionados em edital para atuar no programa Mais Médicos. De acordo com o ministério, 98% destes selecionados são brasileiros que cursaram a faculdade de medicina e afins no exterior.
Formação
Entre os selecionados, 48% são formados na Bolívia; 41% no Paraguai; 3,8% na Argentina; 2,8% na Venezuela e; 1,6% na Rússia. Os 2% restantes dividem-se de profissionais de saúde nativos de Cuba, Peru, Uruguai, República Dominicana, Nicarágua, Equador e Colômbia. Esses irão atuar com o Registro do Ministério da Saúde (RMS).
Distribuição
Eles serão distribuídos para 379 municípios, mais da metade para a Amazônia Legal. O Estado do Amazonas é o que mais vai receber profissionais: 243.
Os mais de mil profissionais de saúde foram recepcionados pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, em parceria com o Ministério da Educação ontem (14), em Brasília. Eles vão atuar em Unidades Básicas de Saúde (UBS) por todo o país.