Amazonas inicia semana com a expectativa da visita do presidente Lula

Planalto confirmou agenda para o dia 4 de agosto

Lula vai a Parintins inaugurar o Linhão de Tucuruí

Valéria Costa
Correspondente

Brasília (ÚNICO) – Está na agenda do presidente Lula, divulgada pelo Palácio do Planalto, visita oficial ao Amazonas na próxima sexta-feira (4).


Lula e comitiva de ministros e autoridades do Amazonas irão a Parintins (a 360 quilômetros de Manaus) para inaugurar o Linhão de Tucuruí, que vai interligar Manaus e Boa Vista, capital de Roraima, e conectar aquele Estado ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Roraima é o único Estado brasileiro que ainda está fora do Sistema Nacional.

Agenda concorrida

A ida de Lula a Parintins será um grande evento, já que é a primeira vez que o presidente viaja ao Amazonas, neste terceiro mandato, e a segunda vez em Parintins após 20 anos quando esteve no município por ocasião do Festival Folclórico da cidade em 2003.
A solenidade deve reunir o governador Wilson Lima (União), o prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia (União), deputados federais e senadores do Amazonas, além de políticos locais da cidade.

Linhão une o Norte

O Linhão de Tucuruí vem da hidrelétrica localizada no município homônimo, no interior do Pará, a 300 quilômetros de Belém.


Serão 715 quilômetros de torres do linhão que vão interligar Manaus a Boa Vista, sendo que 122 quilômetros vão passar pela reserva indígena Waimiri-Atroari.
A previsão é que a parte do linhão em Roraima seja inaugurada em 2025.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *