
Dos 11 representantes federais, 7 seguem o Bolsonarismo
Professor pede socorro após assalto no Campus da UFAM
Escola de Samba Vitória Régia abre quadra para pré-carnaval
Marcos Rotta no comando da Prefeitura de Manaus
Novo chefão da Polícia Federal conhece bem Manaus
Mães e amigos de autistas preparam ofensiva contra a Hapvida
Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único
Amazonas perde espaço no novo governo
Brasília (ÚNICO) – O Amazonas não emplacou nenhum nome no primeiro escalão do governo Lula e ainda não sabe quem vai dirigir os principais órgãos federais que funcionam no Estado, a começar pela Suframa. O ÚNICO conversou ontem com duas lideranças estaduais que estavam em Brasília e ambas disseram que ainda não há conclusão sobre o assunto.
Quem pode sentar na cadeira de superintendente?
Os deputados federais Bosco Saraiva (PSD) e Zé Ricardo são nomes cotados para assumir na Suframa, mas há uma outra possibilidade do escolhido ser um técnico da área.
Bancada federal é Bolsonarista
Dos oito deputados federais do Amazonas seis seguem o tom bolsonarista, enquanto no Senado, Omar Aziz e Eduardo Braga, apoiam o novo governo e Plínio Valério adota o discurso bolsonarista. Entre os federais, Sidney Leitte e Átila Lins estão mais próximos do governo Lula, enquanto Adail Filho, se diz independente e Saullo Vianna avisa que vai esperar para se posicionar depois que o novo governo definir que tipo de relação terá com o Amazonas. Amom ainda não se manifestou e Fausto Jr é bolsonarista.
A fragilidade do Amazonas
Com uma economia à base de incentivos fiscais, totalmente dependente do Governo Federal, o Amazonas é um estado que depende muito de Brasília. Há décadas sofre pressão de estados poderosos, como São Paulo, contra esses incentivos fiscais. Nesse início de 2023 o Amazonas corre mais riscos de perdas.
Professor da UFAM pede socorro
O ano de 2023 começou com mais um assalto dentro do Campus da UFAM. Um professor da instituição, escreveu para colegas: “Estamos caminhando para nos trancarmos definitivamente em cada classe ou mesmo nem aparecer na unidade. Vamos falar algo, vamos protestar. Ando com medo”. Ele não se identifica na correspondência.
Festa na quadra da Vitória Régia
Neste sábado (7) a Escola de Samba Vitória Régia abre sua quadra a partir das 20h, para fazer a escolha de passistas e Rainha da escola, com a participação da Bateria Show da escola.
Rotta assume prefeitura
O vice-prefeito Marcos Rotta assume o comado da Prefeitura de Manaus, em função da viagem do prefeito David Almeida, que reservou alguns dias para pequenas férias.
Diretor da Polícia Federal
O delegado Andrei Augusto Passos Rodrigues, que tomou posse como diretor-geral da Polícia Federal do país, conhece bem Manaus e o Amazonas. Na capital amazonense ele, que é gaúcho, foi chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes de onde viu de perto como funciona o narcotráfico na floresta e nos caminhos das águas.
Movimento contra a Hapvida
Famílias e amigos de crianças autistas estão se movimentando contra a operadora de saúde Hapvida que teria abandonado o tratamento dos clientes, sem justificativas e sem alternativas. O grupo está movendo ação na Defensoria Pública e convocando para o próximo dia 9, uma audiência pública na sede da OAB-AM, para novas iniciativas.
