Amazonas Energia oferece treinamento profissional a funcionários PCDs

Concessionária estimula chances de ascensão na empresa

Trabalhadores contam como mudaram suas vidas

A concessionária Amazonas Energia conta com Pessoas com Deficiência (PCDs) em todos os departamentos. A diretriz da concessionária determina o cumprimento da legislação brasileira, que especifica inclusão social por meio de cotas de contratação de PCD. Os 50 funcionários com limitações físicas e/ou intelectuais são estimulados a participar de cursos de qualificação com foco na ascensão funcional.

Contratações quando surgem vagas

A empresa recebe os currículos dos interessados pelo e-mail divulgado nas redes sociais da Empresa. Quando surgem vagas, o departamento de Recursos Humanos convida o candidato para uma entrevista. “Avaliamos os currículos, com foco no conhecimento dessas pessoas. Procuramos encaixá-las nos setores onde terão mais chance de aprender e de serem úteis”, explicou a Gerente do RH, Iana Oliveira.

Emprego depois do AVC

O administrador e graduando em Logística Tarcísio Matheus Rodrigues depois de ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC), aos 10 anos de idade, ficou com o lado esquerdo do corpo paralisado e deixou de andar. Depois de cinco anos de fisioterapia e natação, recuperou os movimentos das pernas e do braço. A mão esquerda, no entanto, permanece travada.


Ele recebeu apoio da família para estudar e não foi fácil chegar ao mercado de trabalho. Mas depois de alguns empregos chegou à Amazonas Energia. “Aqui, vi que meus esforços no setor Jurídico são reconhecidos. Planejo cursar Direito para crescer dentro da concessionária como advogado e me estabilizar”, disse ele.

Não à aposentadoria por invalidez

Bruna Carvalho nasceu com instabilidade patelar, uma má formação óssea. Mesmo com dificuldade para andar e com muitos conselhos para solicitar a aposentadoria por invalidez, benefício em que o estado concede um salário mínimo para o resto da vida, a jovem preferiu acreditar no seu potencial. “Nunca fui de me limitar”, afirmou.


No setor de Comunicação, Bruna Carvalho viu na contratação pela Amazonas Energia a chance de realizar o sonho de pôr em prática os conteúdos das aulas do curso de Marketing Digital e hoje planeja ir mais longe. “”Na Amazonas Energia, posso me exercitar. Já estou até aprendendo a fotografar. Aqui, não há portas fechadas. Posso avançar e subir na carreira”, declarou Bruna, que é auxiliar administrativo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *